Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/916
Título: CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE DE SIMULAÇÃO DE CONTROLE AVANÇADO DE PROCESSOS EM UMA USINA SUCROENERGÉTICA
Autor(es): NETO, L. R. P.
Data do documento: 2018
Resumo: Com a evolução da capacidade computacional dos modernos controladores lógicos programáveis, tornou-se possível a implementação de estratégias avançadas de controle que tradicionalmente são realizadas em sistemas digitais de controle distribuído. Desta forma, os controladores lógicos programáveis estão cada vez mais competitivos na área de controle avançado de processos. De forma geral, este trabalho apresenta de forma simples e didática os passos necessários para a criação de um ambiente de simulação de processo de nível de reservatórios por meio de uma rotina de controle no software RSLogix5000®, com a utilização da ferramenta FuzzyDesigner® para a criação do controlador do tipo Fuzzy. Podendo ser este trabalho uma referência a usuários que estão tendo o primeiro contato com o controle inteligente com a criação de uma aplicação simples de controle, além da utilização do software Matlab® como suporte para o cálculo de parâmetros do controlador. Neste trabalho, apenas os sistemas lineares foram implantados para permitir a simulação dos sistemas mais comuns, ou seja, reservatórios de seção regular. O controle de nível foi realizado por um controlador Fuzzy cuja topologia tem-se como entradas o erro e a derivada do erro. Foi adotado o controlador SoftLogix5860®, no entanto, os conceitos que serão utilizados são aplicáveis à maioria dos controladores programáveis comuns. A planta do processo foi simulada no próprio CLP e o sistema opera de forma integrada com um supervisório desenvolvido através do software FactoryTalk®. Tal sistema permite que estratégias de controle sejam previamente testadas nas indústrias, em um ambiente de simulação, antes de serem implantadas no processo industrial. Com o término do trabalho foi obtido como resultado um how-to de utilização de ferramentas com o foco na criação de rotinas de controle inteligente, em alternativa ao controle tradicional PID, e foi possível se concluir a simplicidade de uso da ferramenta FuzzyDesigner® mesmo se considerando a complexidade do assunto que é a lógica Fuzzy.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/916
Aparece nas coleções:II EDEPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE DE SIMULAÇÃO DE CONTROLE AVANÇADO DE PROCESSOS EM UMA USINA SUCROENERGÉTICA.pdf450,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.