Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/993
Título: ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA EM UTI: DIMINUI O RISCO DE PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICA.
Autor(es): FOLHA DE OLIVEIRA, IVANILDE
SILVA WAHURI, NAIARA
Palavras-chave: PAVM
Odontologia hospitalar
Unidade de terapia intensiva
Odontologia em pacientes hospitalizados.
Data do documento: 2019
Resumo: É essencial a presença do profissional da Odontologia em ambientes hospitalares, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva - UTI, a fim de reduzir o risco de infecções, principalmente em pacientes que necessitam de monitoramento e cuidados, dentre os quais está a higiene bucal. Tais cuidados são responsáveis por evitar a proliferação de biofilmes com patógenos que podem causar a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica – PAVM, que consiste em uma infecção adquirida após a intubação orotraqueal, podendo se desenvolver cerca de 48 (quarenta e oito) a 72 (setenta e duas) horas após o paciente ser submetido à ventilação mecânica. Essa infecção pode levar à morte e, em razão disso, é muito temida nas unidades de terapia intensiva. O presente estudo objetiva indicar a importância da presença do cirurgião dentista nestas unidades como membro efetivo, com a finalidade de prevenir a incidência da PAVM, o que ocorrerá por meio da melhoria nos cuidados com os pacientes internados. A pesquisa foi realizada com base em artigos científicos, publicados de 2010 a 2019, encontrados nos bancos de dados da PubMed, do Google Acadêmico, da SciELO e da Medline, bem como em livros que tratem sobre o tema. Os termos utilizados nos buscadores foram: PAVM, pneumonia nosocomial, odontologia hospitalar, unidade de terapia intensiva e saúde bucal dos pacientes hospitalizados. Dentre os artigos encontrados por meio destes termos, foram selecionados aqueles com maior relevância ao tema da presente pesquisa, o que foi apurado por meio da leitura dos respectivos resumos. De acordo com a literatura pesquisada, a atuação do cirurgião dentista na UTI é de fundamental importância na prevenção de infecções, em especial a pneumonia associada à ventilação mecânica e, com isso, é capaz de reduzir o tempo de internação e os gastos hospitalares. Além disso, também possui um papel importante com relação ao conhecimento e orientação preventiva.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/993
Aparece nas coleções:2019/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA EM UTI - DIMINUI O RISCO DE PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNI.pdf407,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.