Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1003
Título: COMPARAÇÃO DA EFICÁCIA ANTIMICROBIANA DE SOLUCÕES IRRIGADORAS: HIPOCLORITO DE SÓDIO 2,5% E CLOREXIDINA 2%
Autor(es): LUIZA MOMENTÉ RIBEIRO, ANA
CHRISTINA SOARES CAMARGO, JUNNIA
Palavras-chave: Tratamento endodôntico
Hipoclorito de sódio
Clorexidina.
Soluções irrigadoras
Retratamento endodôntico
Data do documento: 2019
Resumo: O objetivo desse trabalho foi uma comparação da eficácia antimicrobiana das soluções irrigadoras: hipoclorito de sódio 2,5% e clorexidina 2%. Foi utilizado a metodologia de revisão de literatura, através de textos primários, por meio de uma análise detalhada dos benefícios e delimitações do hipoclorito de sódio 2,5% e clorexidina 2%. Com base científica, foi demonstrada a relevância da limpeza química durante o preparo biomecânico e do conhecimento das soluções irrigadoras para cada caso clínico. Compreende-se como irrigantes os que exercem um papel fundamental na eliminação do biofilme, uma etapa que interfere diretamente no resultado positivo do tratamento endodôntico. Diante de toda a literatura revisada concluiu-se que as soluções irrigadoras aqui apresentadas possuem suas limitações e apresentam atividade antimicrobiana similar e que o hipoclorito de sódio 2,5% (NaOCl) é a solução de irrigação de eleição em especial pela sua capacidade de dissolver a matéria orgânica e o digluconato de clorexidina 2% (CHX), tem efeito antibacteriano a longo prazo (substantividade) e é considerada o irrigante final mais eficaz.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1003
Aparece nas coleções:2019/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COMPARAÇÃO DA EFICÁCIA ANTIMICROBIANA DE SOLUCÕES IRRIGADORAS - HIPOCLORITO DE SÓDIO 2,5% E CLORE.pdf313,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.