Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1004
Título: ALTERAÇÃO CROMÁTICA DENTÁRIA INDUZIDA POR ALGUMAS SUBSTÂNCIAS UTILIZADAS NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO
Autor(es): VIEIRA SILVA, ALICE
LOREN DE CARVALHO MELO, ANDRESSA
Palavras-chave: alteração cromática
tratamento endodôntico
substâncias irrigantes
medicação intracanal.
Data do documento: 2019
Resumo: A descoloração dentária é um fator desfavorável que pode ocorrer durante o tratamento endodôntico em dentes necrosados ou com a polpa viva, que requerem uma desinfecção dos canais radiculares e controle da infecção por meio de substâncias irrigantes e medicações intracanais. O objetivo deste trabalho foi revisar de forma sistemática a influência de algumas substâncias utilizadas no tratamento endodôntico nas fases de irrigação e medicação intracanal e seu potencial de alteração cromática, que podem resultar em comprometimento estético não intencional, impactando assim no bem-estar psicossocial dos pacientes. Para este trabalho foram realizadas buscas nos sites PubMed, Google Acadêmico e SciELO, obedecendo aos seguintes critérios de inclusão: pesquisa de artigos científicos publicados entre os anos de 2002 até 2019, com as seguintes palavras chaves endodontic treatment (tratamento endodôntico), tooth discoloration (descoloração dentária), intracanal medication (medicação intracanal), endodontics medicaments (medicamentos endodônticos) e irrigation substances (substâncias de irrigação). Baseado na metodologia da pesquisa utilizada e nos artigos que foram selecionados, foi concluído que os procedimentos endodônticos e materiais utilizados durante o tratamento do canal radicular podem causar descoloração dentária. Substâncias como MTA, Minoxicilina, Doxicilina e Tetraciclina causam alteração cromática; a combinação entre Clorexidina e Hipoclorito de Sódio, e a substância irrigante MTAD também levam a uma alteração de cor na coroa do dente.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1004
Aparece nas coleções:2019/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALTERAÇÃO CROMÁTICA DENTÁRIA INDUZIDA POR ALGUMAS SUBSTÂNCIAS UTILIZADAS NO TRATAMENTO ENDODÔNTIC.pdf290,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.