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Título: A FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO EXPERIMENTAL
Autor(es): Silva, Terezinha Severino da
Palavras-chave: Formação de conceitos
Língua Portuguesa
Teoria histórico-cultural
Didática Desenvolvimental
Data do documento: 2014
Resumo: A presente Dissertação foi elaborada a partir de um subprojeto do projeto intitulado “Sistema de Métodos para a educação básica e superior: contribuições para uma didática desenvolvimental” (apoio PAPE-CNPq – UNIUBE, processo 008/2012), coordenado pelo professor Orlando Aquino. Ela se inscreve na linha de pesquisa: Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). O referencial teórico usado é advindo da Psicologia Histórico-Cultural e da Didática Desenvolvimental, privilegiando a revisão de autores como L. S. Vigotsky, A. N. Leontiev, P. Ya. Galperin, N. Talízina, V.V. Davydov, Elkonin e outros. Foram usados também os trabalhos de didátas como Klinberg, Lerner e Skatkin para uma melhor compreensão dos métodos de ensino. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um sistema didático experimental para a formação de conceitos de Língua Portuguesa no quarto ano da educação básica. A metodologia usada foi o experimento didático-formativo, consistente em uma investigação pedagógica, intencional e prática, realizada em sala de aula. O experimento foi realizado em quatro etapas: 1ª etapa: Revisão da literatura e análise da realidade a ser pesquisada; 2ª etapa: Elaboração do sistema didático-experimental; 3ª etapa: Desenvolvimento do experimento didático-formativo; 4ª etapa: Análise e discussão dos resultados. O locus da pesquisa foi a Escola Estadual Brasil, em Uberaba-MG. Trabalhou-se com a professora da sala de aula e com uma turma de 30 alunos de 4º ano do Ensino Fundamental, composta por 16 meninos e 14 meninas, todos com nove anos de idade. Os dados foram coletados por meio da observação e da filmagem de nove aulas experimentais, somando um total de 22,5 horas/aulas, num período de dois meses. A análise dos resultados foi feita mediante a análise objetiva das falas dos alunos, de seus comportamentos e atitudes, assim como dos resultados de suas produções textuais. Nessa análise, buscou-se a significação dos fatos estudados, interpretando-os à luz do referencial teórico assumido. As conclusões do estudo revelam que o referencial teórico foi adequado à metodologia aplicada, à intervenção pedagógica e à análise de dados. O experimento didático-formativo demonstrou ser o método mais adequado ao desenvolvimento da nossa pesquisa. Os dados analisados nos permitiram constatar que os alunos se apropriaram de conceitos científicos, além de apresentarem indícios de desenvolvimento mental. As conclusões indicam também que os objetivos propostos foram cumpridos e que o problema científico teve solução satisfatória, além de contribuir com a formação da pesquisadora e da professora colaboradora, abrindo-lhes novos horizontes profissionais e pessoais, apontando novos rumos, mesmo que modestos, na busca da melhoria da qualidade da educação no Brasil.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1012
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