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dc.contributor.authorWeitzel, Vânia Aparecida Borges-
dc.date.accessioned2020-01-21T11:28:23Z-
dc.date.available2020-01-21T11:28:23Z-
dc.date.issued2014-08-21-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1013-
dc.description.abstractA presente dissertação apresenta os resultados de um Experimento Didático-Formativo realizado com nove professores dos cursos superiores tecnológicos da Universidade de Uberaba - UNIUBE. O projeto esteve vinculado a um projeto maior intitulado “Sistema de Métodos para a Educação Básica e Superior: uma contribuição para a Didática Desenvolvimental”, dentro da linha “Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. A pesquisa teve como objetivo geral contribuir para a formação desses professores para o Planejamento Científico do Ensino. Trabalhou-se com professores de ambos os sexos, com média de trinta e dois anos de idade, e uma experiência média de seis anos na docência da Educação Superior. O trabalho recorreu à Psicologia Histórico-Cultural e à Didática Desenvolvimental para fundamentar a pesquisa. Os principais autores revisados foram: Vygotsky, Galperin, Talizina e Davidov. Autores como Aquino, Davidov e Márkova, Libâneo e Freitas também coadjuvaram o estudo da metodologia de pesquisa. A metodologia geral usada na pesquisa foi o Experimento Didático-Formativo, uma modalidade de pesquisa baseada na intervenção para a formação e desenvolvimento dos sujeitos participantes. A análise dos resultados foi realizada com base nas evidências de apropriação da teoria por parte dos sujeitos, contidas nas suas falas e comportamentos e, sobretudo, a partir dos resultados das atividades de planejamento do ensino realizadas pelos professores. As conclusões do estudo evidenciaram que, quando se organiza um sistema de formação continuada adequadamente planejado e se motivam os sujeitos para transformarem sua prática, esses objetivos se cumprem plenamente. O experimento revelou também a importância do nexo entre teoria e prática nas ações formativas dos professores. Ainda, mostrou que ações de formação continuada podem ser desenvolvidas no contexto dos cursos universitários em instituições privadas.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectDidática Desenvolvimentalpt_BR
dc.subjectFormação Continuada de Docentes.pt_BR
dc.subjectExperimento Didático Formativopt_BR
dc.subjectBase Orientadora da Açãopt_BR
dc.titleO PLANEJAMENTO CIENTÍFICO DO ENSINO: UM ESTUDO EXPERIMENTAL DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE CURSOS TECNOLÓGICOSpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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