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dc.contributor.authorVenerando, Gislene Ferreira-
dc.date.accessioned2020-01-21T11:30:22Z-
dc.date.available2020-01-21T11:30:22Z-
dc.date.issued2014-08-22-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1014-
dc.description.abstractEsta dissertação está inserida na linha de pesquisa ―Cultura e processos educativos‖ e realiza estudo sobre o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) na cidade de Uberaba, no período de sua vigência. Criado em 1967 pela lei 5.379 de 15 de dezembro de 1967, somente foi lançado como campanha de massa em 1970, com a missão de acabar com o analfabetismo da população adulta. Sua existência compreendeu a fase do Regime Militar, por isso propagava a ideologia do militarismo. Na fase de implantação (1971) as atividades eram desenvolvidas com pouco controle (ensaio e erro); na fase de expansão (1972/1976) os cargos técnicos surgiram e as atividades foram supervisionadas. Já na fase de revitalização, a partir de 1977, o Mobral lançou novos programas buscando sua sobrevivência, sob o discurso de haver cumprido sua missão. Fundamentando, sobretudo as discussões do trabalho os autores Corrêa (1979) e Paiva (2003), essas obras trazem defesas e críticas ao Mobral, respectivamente. O objetivo geral da pesquisa foi investigar como ocorreu a implantação do Mobral e quais foram as suas ações na cidade de Uberaba. Os objetivos específicos foram analisar o material didático utilizado na campanha do Mobral; refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no movimento; estudar os documentos e as publicações sobre o Mobral na cidade de Uberaba e, presumivelmente, contribuir com a história local. A pesquisa bibliográfica iniciou-se com consulta em bancos de teses e dissertações, periódicos, jornais e em livros que tratam do tema. A pesquisa documental aconteceu em visitas às escolas estaduais e municipais de Uberaba, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Superintendência Regional de Ensino e ao Arquivo Público de Uberaba. Nesse último órgão, encontram-se as prestações de contas do Mobral, as atas de reuniões pedagógicas, os ofícios enviados pelos presidentes da Comissão Municipal do Mobral e alguns recortes de jornais. A pesquisa de campo efetivou-se por meio de entrevistas com os sujeitos que participaram do programa, os quais responderam a um questionário com questões abertas e, também, disponibilizaram documentos de seus acervos pessoais. A análise dos dados aproximou-se de uma abordagem qualitativa, na perspectiva de Lüdke e André (1986), trabalhando o material acumulado, construindo categorias, reavaliando ideias, buscando descrever o percurso histórico do Mobral em Uberaba.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectMobralpt_BR
dc.subjectUberabapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.titleMOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO (MOBRAL) EM UBERABA/MG: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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