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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1023
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Guimarães, Tânia Mára Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-21T12:25:20Z | - |
dc.date.available | 2020-01-21T12:25:20Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1023 | - |
dc.description.abstract | Como subprojeto do Observatório da Educação Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular, este trabalho insere-se na linha de pesquisa Processos Educacionais e seus fundamentos. Partindo de pressupostos legais que incluem no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira, e considerando a Arte como área de conhecimento, a pesquisa refere-se ao estudo da forma de abordagem da arte africana e afro-brasileira nos livros didáticos de História e de Língua Portuguesa adotados do 6º ao 9º ano das redes públicas municipal e estadual de Uberaba, MG, no período 2011-2013. Nesse sentido é que se buscam respostas ou fundamentos à questão: o que é mencionado sobre a arte africana e a arte afro-brasileira nos livros didáticos de História e de Língua Portuguesa adotados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de Uberaba, MG? Dessa pergunta, e de outras formuladas durante o processo investigativo, decorre o objetivo proposto: analisar como se desvelam a arte africana e a arte afro-brasileira nos livros didáticos selecionados como corpus da pesquisa. O referencial teórico que constitui aporte para os estudos realizados abrange um estudo sobre interdisciplinaridade em Hilton Japiassu (1976) e Ivani Catarina Arantes Fazenda (2001, 2002 e 2008). A compreensão da Arte como conhecimento e o seu papel na educação tem aporte em Ana Mae Barbosa (1975, 1989, 2011 e 2012). A análise das imagens das criações artísticas africana e afro-brasileira e de textos de literatura fundamenta-se em princípios da pesquisa fenomenológica segundo Maria Aparecida Viggiani Bicudo (2000, 2011 e 2012), a qual norteia todo o processo investigativo. A arte africana e afro-brasileira nos livros didáticos é vista a partir dos estudos realizados sobre a interdisciplinaridade, a arte, a educação e algumas políticas públicas que permeiam esses assuntos. Foram analisados 91 livros didáticos e neles observam-se menções à arte pré-histórica africana, com predominância das máscaras. A arte afro-brasileira é referida em alusões ao samba, à capoeira, ao lundu, ao congado e ao maracatu, embora quantitativamente inexpressivas. O mesmo ocorre em relação à literatura, sendo Mia Couto uma das referências. Há imagens de obras de artistas retratando o negro ou cenas da escravidão no Brasil, predominando Debret e Rugendas, e imagens de artistas brasileiros com influência africana, onde se destacam, embora também de forma quantitativamente inexpressiva, as obras de Aleijadinho, dentre outros. A criação artística nos livros didáticos refere-se predominantemente à escravidão africana, o que contraria o proposto na legislação pertinente que é a valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | OBEDUC/Capes | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Arte africana | pt_BR |
dc.subject | Arte afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | ARTE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA EM LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, UBERABA, MG (2011-2013) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 10 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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