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Título: TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: ESTADO DO CONHECIMENTO
Autor(es): Silva, Glaucia Eli da
Palavras-chave: Trabalho docente
Educação a Distância
Ensino Superior
Data do documento: 27-Mar-2015
Resumo: s avanços da educação a distância no Brasil e a necessidade de compreender suas influências na configuração da docência podem contribuir para ampliar o conhecimento e a consolidação de pesquisas sobre o trabalho docente na modalidade. Nesse sentido, esta pesquisa de caráter bibliográfico e enfoque qualitativo, do tipo estado do conhecimento, tem como objeto o trabalho docente no ensino superior a distância. Ela integra o Projeto Temático Processo de trabalho, subjetividade e saúde de professores universitários no capitalismo flexível, vinculado à linha de pesquisa ―Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem‖, do Programa de Pós-Graduação em Educação — Mestrado — da Universidade de Uberaba. O problema que a orienta é saber como a produção científica brasileira — no período de 2003-2013, na forma de artigos em periódicos qualificados em A1, na área da educação — trata a natureza e a organização do trabalho docente no ensino superior a distância? O objetivo geral é compreender como a modalidade de educação a distância afeta a natureza e a organização do trabalho docente no ensino superior. Trata-se de assim, identificar e explicitar cientificamente o que na produção teórica está posto em relação ao modo como o trabalho dos professores no ensino superior a distância está estruturado. Ou seja, o que eles fazem separados, o que fazem juntos, o que fazem em conjunto e quais as implicações daí decorrentes para o trabalho docente. Constituíram o referencial teórico as contribuições de: Castells (1999); Formiga; Litto (2009); Lazzarato e Negri (2001); Silva (2010); Mill (2010; 2012; 2014); Alves (2011); Lévy (1999); Moran (2002; 2011); Maia; Mattar (2007); Marx (2013); Harvey (2007); Dal Rosso (2008); Antunes (2013a e 2013b); Ianni (2002); Bardin (2011); Minayo (2007). A metodologia incluiu procedimentos de levantamento das publicações; catalogação do material; recorte, filtragem e seleção pelo título, leitura dos resumos e palavras-chave em relação ao objeto. O do material coletado foi submetido à análise de conteúdo com enfoque qualitativo e a partir de categorias temáticas, conforme Bardin (2011). Como resultados, chegou-se a um material constituído de 63 artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES e na base de dados da Scientific Electronic Library Online – SciELO, no decênio 2003/2013. Constatou-se que existem várias publicações sobre a educação a distância, porém, o foco se direciona às políticas públicas, às tecnologias da informação e comunicação (TIC) e à EaD em seus processos pedagógicos. No entanto, em relação ao trato do trabalho docente no ensino superior a distância em IES privadas, há carência de publicações classificadas em A1 que ensejem reflexões sobre a sua dinâmica e estrutura. O que há é o conhecimento de como ele se realiza a partir do contexto das instituições públicas. Os estudos demonstraram que o trabalho docente na EaD se (re)configura e torna-se mais complexo com a presença de tecnologias cada vez mais avançadas, a exigir do professor novos saberes que o fortaleçam em sua identidade profissional. Mostram-se necessárias pesquisas que possibilitem retratar a realidade do trabalho docente na EaD, em seus aspectos pedagógicos e sociológicos, principalmente nas IES privadas; além daqueles que retratem e se posicionem em relação à formação necessária ao professor para tal trabalho.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1024
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