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dc.contributor.authorFranco, Tula de Vito-
dc.date.accessioned2020-01-21T12:33:07Z-
dc.date.available2020-01-21T12:33:07Z-
dc.date.issued2015-03-31-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1026-
dc.description.abstractA elaboração do presente trabalho dissertativo integra-se ao projeto ―Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular‖, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba com apoio FAPEMIG e CAPES-OBEDUC. Neste estudo, buscam-se como principais objetivos: identificar como diferentes expressões artísticas manifestas em Uberaba, a saber: pintura, a literatura, escultura e arquitetura, podem ser utilizadas na construção do conhecimento do aluno no Ensino Fundamental da educação básica; oferecer subsídios para o professor de educação básica desenvolver uma prática interdisciplinar, tendo a arte como eixo integrativo. Para alcançá-los, buscar-se-á: compreender a arte como conhecimento; bem como observar, descrever e analisar as diferentes expressões artísticas, considerando, além das obras, instituições como museus, fundações, centros culturais e outros desta natureza, tendo como critério a abertura à visitação pública, na cidade de Uberaba - MG. Considera-se essencialmente que a interdisciplinaridade está implícita no exercício artístico, que é uma forma de conhecimento e não apenas objeto de deleite e lazer, e o seu conhecimento poderá contribuir para uma atitude de chamar a obra de arte à vida da cultura no ambiente escolar. Parte-se das seguintes questões: quais são as expressões artísticas expostas à visitação pública da cidade de Uberaba? Como é a Arte enquanto considerada área do conhecimento? Como as manifestações artísticas podem ser utilizadas na construção do conhecimento na Educação Básica? Como a Arte pode contribuir como eixo interdisciplinar na atividade do professor de Educação Básica? Para responder a tais perguntas, em uma abordagem qualitativa, como entendida por Ludke e André (1986), a metodologia abrange estudos bibliográficos do referencial de aporte teórico; o arrolamento, a observação e a análise das expressões artísticas, considerando além das obras, instituições como museus, fundações, centros culturais, ateliês e outros desta natureza, tendo como critério a abertura à visitação pública; o registro fotográfico de criações artísticas localizadas; a análise de relatos de experiência e de propostas teórico-metodológicas de arte-educadores sobre as possibilidades da arte na construção do conhecimento em contexto escolar. Os aportes teóricos do trabalho vão pautar-se em diferentes autores, dentre os quais: Eisner (2011), Barbosa (1985, 1991, 2010) e Fazenda (2011), acrescidos de artigos de periódicos, teses e dissertações sobre a temática. A busca de criações artísticas supôs acompanhar a programação cultural da cidade divulgada nas diferentes mídias e inúmeros percursos a céu aberto realizados pela pesquisadora. As obras localizadas foram registradas em quatro categorias: Arquitetura, Escultura, Pintura e Literatura. Elas têm em comum o fato de revelar a autoria de uberabenses ou de artistas radicados em Uberaba.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES-FAPEMIGpt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade.pt_BR
dc.subjectEducação Básica.pt_BR
dc.titleA ARTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO ESCOLAR FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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