Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1027
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA O PROLER EM UBERABA: AÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL (1997 2014)
Autor(es): Pereira, Dulceana
Palavras-chave: Política Públicas
Proler
Deficiência visual
Projeto político pedagógico
Data do documento: 7-Abr-2015
Resumo: Esta dissertação teve sua pesquisa desenvolvida através da pesquisa documental e bibliográfica intitulada Políticas Públicas de Leitura o PROLER em Uberaba: ações para a participação da pessoa com Deficiência Visual (1997 2014) foi desenvolvida na linha pesquisa de Processos Educacionais e seus Fundamentos. A proposta da nossa pesquisa foi avaliar o impacto das Políticas de fomento à leitura, o PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) e a inclusão de alunos com deficiência visual nas Unidades de Ensino do Município de Uberaba. Entendemos que a compreensão da Inclusão precisa ser abordada como polític a pública, devendo nortear a construção/ compreensão histórica dos seus avanços e entraves. Outro aspecto relevante sobre o tema é a necessidade de maiores estudos para que a população, os gestores e demais órgãos públicos, respeitem as diferenças e compree ndam as reais necessidades da pessoa com deficiência, garantindo sua autonomia nos diversos espaços da sociedade. PROLER é um Programa de Incentivo à Leitura vinculado ao MinC , instituído em 1992, por meio do Decreto presidencial nº 519 e assinado pelo ent ão presidente da República. Nosso objetivo é identificar nos Projetos Político s Pedagógicos das Unidades de En sino do Município de Uberaba/MG, se há projetos relacionados com o PROLER e como se dá a participação da pessoa com deficiência visual nestas açõe s de incentivo à leitura. Para compor o trabalho foram selecionadas 35 (trinta e cinco) dissertações e teses que contemplam os temas: deficiência vis ual e PROLER, nos anos de 2001 a 2013; legislações sobre educação Especial e ainda jornais, panfletos e col eções diversas de ambos os temas. No que se refere ao nosso referencial teórico utilizamos Jambeiro (2006); Libâneo (2001); Mazzota (1996); Sass a ki (1997); Vasconcellos (2000); Mantoan (1997). Como resultados parciais, encontramos ações isoladas, ora sobr e a inclusão por meio das tecnologias para o deficiente visual, ora sobre práticas de leitura por meio de experiências exitosas em pontos isolados do território brasileiro. Considerando nosso lócus de pesquisa , não foi diferente. O documento pesquisado mos trou ações de leitura, sem a participação direta das ações do comitê Vale do Rio Grande, o qual Uberaba sedia.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1027
Aparece nas coleções:TURMA 10

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DULCEANA PEREIRA.pdf3,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.