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dc.contributor.authorAraújo, Clarice Alves de-
dc.date.accessioned2020-01-21T12:37:55Z-
dc.date.available2020-01-21T12:37:55Z-
dc.date.issued2015-04-08-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1028-
dc.description.abstractO Projeto de pesquisa foi desenvolvido na linha de Processos Educativos e seus Fundamentos, vinculado ao OBEDUC/UNIUBE com financiamento CAPES/ FAPEMIG e teve como objeto de pesquisa as produções acadêmicas sobre o PROLER. PROLER é um Programa de Incentivo à Leitura vinculado ao MinC, instituído em 1992, por meio do Decreto presidencial nº 519 e assinado pelo então presidente da República. O objetivo geral foi examinar parte da produção acadêmica sobre o PROLER compreendida entre os anos de 1992-2012. Os objetivos específicos se traduzem em identificar a trajetória política e histórica do PROLER, verificar se a produção acadêmica reconhece a eficiência do programa de leitura. O problema ao qual atentamos é: as pesquisas e pesquisadores registram a eficácia do PROLER na promoção da leitura e na conquista de novos leitores? O PROLER ainda não possui uma avaliação em sua totalidade e não foi encontrado nenhum tipo de levantamento que nos possibilite construir um juízo sobre o Programa. É relevante também confrontar um Programa Político com uma análise que ultrapasse a propaganda oficial. A pesquisa é bibliográfica e documental. Selecionamos 63 trabalhos entre artigos, monografias, dissertações e teses, todas localizadas no portal da CAPES e em portais de Instituições de Ensino Superior. Tomamos por critério aquelas que tivessem o PROLER como objeto explícito de pesquisa. Dentre essas, escolhemos três que mais se aproximavam dos nossos objetivos, isto é, as que abordassem e tivessem como foco a Política e a História do Programa. Desenvolvemos duas categorias para análise: 1-―as concepções políticas do PROLER na visão dos pesquisadores‖ e 2 - ―delimitaçao do perfil histórico e ideológico do Programa‖. Como considerações parciais, concluímos que a conjuntura brasileira favoreceu a instituição do Programa, e que este apresenta-se satisfatório para atender às necessidades políticas do neoliberalismo, aos organismos mundiais de controle de capital e, que a produção analisada foi insuficiente para comprovar ou não a eficiência do PROLER. O referencial teórico e análise de dados vinculam-se à Apple (2002); Bobbio (2012); Demo (1999); Druck (2011); Gadotti (2004; 2005); Gatti (2011); Teodoro (2012).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES-FAPEMIGpt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectProlerpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.titlePERCALÇOS E DESAFIOS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O PROGRAMA DE INCENTIVO À LEITURA NO BRASIL (PROLER), 1992–2012: ANÁLISES PRELIMINARESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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