Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1028
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Clarice Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-21T12:37:55Z | - |
dc.date.available | 2020-01-21T12:37:55Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-08 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1028 | - |
dc.description.abstract | O Projeto de pesquisa foi desenvolvido na linha de Processos Educativos e seus Fundamentos, vinculado ao OBEDUC/UNIUBE com financiamento CAPES/ FAPEMIG e teve como objeto de pesquisa as produções acadêmicas sobre o PROLER. PROLER é um Programa de Incentivo à Leitura vinculado ao MinC, instituído em 1992, por meio do Decreto presidencial nº 519 e assinado pelo então presidente da República. O objetivo geral foi examinar parte da produção acadêmica sobre o PROLER compreendida entre os anos de 1992-2012. Os objetivos específicos se traduzem em identificar a trajetória política e histórica do PROLER, verificar se a produção acadêmica reconhece a eficiência do programa de leitura. O problema ao qual atentamos é: as pesquisas e pesquisadores registram a eficácia do PROLER na promoção da leitura e na conquista de novos leitores? O PROLER ainda não possui uma avaliação em sua totalidade e não foi encontrado nenhum tipo de levantamento que nos possibilite construir um juízo sobre o Programa. É relevante também confrontar um Programa Político com uma análise que ultrapasse a propaganda oficial. A pesquisa é bibliográfica e documental. Selecionamos 63 trabalhos entre artigos, monografias, dissertações e teses, todas localizadas no portal da CAPES e em portais de Instituições de Ensino Superior. Tomamos por critério aquelas que tivessem o PROLER como objeto explícito de pesquisa. Dentre essas, escolhemos três que mais se aproximavam dos nossos objetivos, isto é, as que abordassem e tivessem como foco a Política e a História do Programa. Desenvolvemos duas categorias para análise: 1-―as concepções políticas do PROLER na visão dos pesquisadores‖ e 2 - ―delimitaçao do perfil histórico e ideológico do Programa‖. Como considerações parciais, concluímos que a conjuntura brasileira favoreceu a instituição do Programa, e que este apresenta-se satisfatório para atender às necessidades políticas do neoliberalismo, aos organismos mundiais de controle de capital e, que a produção analisada foi insuficiente para comprovar ou não a eficiência do PROLER. O referencial teórico e análise de dados vinculam-se à Apple (2002); Bobbio (2012); Demo (1999); Druck (2011); Gadotti (2004; 2005); Gatti (2011); Teodoro (2012). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES-FAPEMIG | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Proler | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.title | PERCALÇOS E DESAFIOS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O PROGRAMA DE INCENTIVO À LEITURA NO BRASIL (PROLER), 1992–2012: ANÁLISES PRELIMINARES | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 10 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLARICE ALVES DE ARAÚJO.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.