Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1030
Título: REORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: possibilidades e limites em uma instituição de ensino superior privado
Autor(es): Cunha, Norival Carvalho
Palavras-chave: Ensino Superior
Trabalho do professor
Tecnologias digitais
Data do documento: 12-Ago-2015
Resumo: A ideia de modernização da Educação pela introdução de tecnologias digitais, no ambiente universitário, leva à necessidade de avaliar suas possibilidades reais na reordenação do conhecimento, das habilidades, dos valores e das experiências acadêmicas. Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar as ligações das tecnologias digitais com a natureza e a organização do trabalho docente. Está vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente na Contemporaneidade. Objetivo geral: A utilização das TDs pode reformular o trabalho do professor universitário? Em que aspectos o planejamento de seu trabalho supõe uso dos recursos tecnóligcos? O professor universitário acredita que as TDs sejam um sistema indispensável para o ensinar nos dias de hoje? Os cursos de Licenciatura têm preparado os futuros professores para utilizar as tecnologias digitais? Quais as propostas curriculares para melhorar o trabalho do professor utilizando as TDs? A base das questões levantadas relaciona-se com as possíveis transformações da Educação e do Ensino Superior privado na utilização das tecnologias digitais. São considerados os conteúdos e as atribuições inerentes ao trabalho do professor, relacionado às alternativas e repercussões da utilização das tecnologias digitais no processo de reordenação do fazer docente. Orientam o referencial do quadro teórico desta dissertação, como os seguintes temas e autores: Cultura Digital: Briggs/Burke (2004), Costa (2008), Levy (1993,1999,2004), Teixeira (2013); Tecnologias Digitais: Afonso (2010), Carr (2011), Kurose (2012), Landim (1997), Recuero (2009); Tecnologia e Trabalho: Biachetti (2010), Castells (2000), Garcia (2011), Kenski (2013), Moran (2000); Formação Profissional: Arroyo (2000), Barbosa (2003), Barros (2000), Almeida (2007), Gomes/Oliveira (2005), Tardif (2000,2002); Trabalho Docente: Antunes (1995,1999), Bassos (1998), Canário (2007), Hypólito (2005), Mill (2012), Nóvoa (1997), Dalila Oliveira (1997,2000), Sacristán (1998, 2004); Trabalho: Alves (2011), Hirata (1993), Humphrey (1991), Marx (1999). A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica sobre a compreensão de significados e utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, tecnologias e o trabalho, formação profissional, trabalho docente. A pesquisa de campo foi feita em uma Instituição de Ensino Superior Privado – IES, do Estado de Minas Gerais, tendo como foco os cursos de Licenciatura: Ciências Biológicas, Letras e Pedagogia. Foram entregues questionários a 50% do universo de docentes dos referidos cursos, em um total de 40 profissionais, dos quais aceitaram participar dezessete professores. Além dos professores, três coordenadores foram entrevistados. Os resultados indicaram que os professores desempenham múltiplas disciplinas por curso, trabalhando em diversas instituições de ensino para complementação da remuneração em turnos diversos e salas lotadas, participação em reuniões pedagógicas, atividades extras como visitas técnicas e participações em congressos e simpósios. Acredita-se na necessidade de adequar as atividades do docente no ensino presencial e no ensino a distância para fornecer subsídios para a reorganização e melhorias do trabalho docente e na suas atividades de planejamento e execução. Nesse sentido, para a utilização das tecnologias digitais, cria-se a necessidade da reorganização para utilizar os meios digitais no planejamento e na organização das aulas, nas apresentações em seminários e simpósios, lançamentos de materiais, notas e faltas. Sim, os processos e procedimentos na Educação têm reorganizado o trabalho docente pelas TDs dentro do Ensino Superior privado.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1030
Aparece nas coleções:TURMA 10

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NORIVAL CARVALHO CUNHA.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.