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dc.contributor.authorBenjamin, Wilson de Sousa-
dc.date.accessioned2020-01-21T12:47:13Z-
dc.date.available2020-01-21T12:47:13Z-
dc.date.issued2015-08-13-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1032-
dc.description.abstractO presente trabalho é parte integrante de um projeto maior intitulado ―A metodologia da pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural e na Didática Desenvolvimental: contribuições de L. Vigotski, V. Davidov, M. Hedegaard e S. Chaiklin‖, de responsabilidade do Prof. Dr. Orlando Fernández Aquino, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, cuja linha de pesquisa é o desenvolvimento profissional e o trabalho docente. A pesquisa ―Atividade de estudo e sua inter-relações com a atividade de ensino e a educação desenvolvimental: possibilidades e desafios no ensino de Química‖ foi desenvolvida para obtenção do título de Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. O objetivo geral é a elaboração de uma proposta de organização das práticas laboratoriais em cursos de Licenciatura em Química, fundamentada na Teoria da Atividade de Estudo e na aplicação de princípios essenciais formulados por Davidov. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica entre autores brasileiros e estrangeiros sobre vários assuntos, tais como, Teoria da Atividade de Ensino e de Estudo, Teoria Histórico-Cultural, tipos de abordagem e didáticas utilizadas no ensino de Química, concepções dos estudantes sobre assuntos relativos a esta disciplina e a importância da prática na aprendizagem da Química. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. O desenvolvimento do trabalho transcorreu conforme o planejado e a proposta foi elaborada e apresentada com o intuito de organizar as práticas laboratoriais em consonância com as teorias de Davidov, tendo atingido, com sucesso, o objetivo geral, uma vez que a proposta foi apresentada dentro dos parâmetros da educação desenvolvimental, levando em consideração que as aulas foram montadas de forma a levar o aluno a pensar e formular seus próprios conceitos, possibilitando, assim, sua formaçao plena. Porém, para que isso seja possível, é imprescindível uma reforma escolar de forma que todo o processo didático esteja voltado para o desenvolvimento omnilateral. Enfim, conclui-se que a proposta apresentada é perfeitamente capaz de trazer os resultados almejados, mas não cabe apenas ao aluno se empenhar para que esse método se torne uma realidade e seja, de fato, eficaz no que se propõe, mas também, cabe à escola desenvolver programas de ensino-aprendizagem voltados para essa formação plena, e cabe aos professores sua correta aplicação e motivação dos alunos. Os resultados finais ficam, por enquanto, em nível de proposta metodológica, já que não foi realizado um trabalho de campo, mas espera-se poder aplicar a referida concepção para desenvolver as práticas de laboratório de Química em futuras pesquisas.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Cultural.pt_BR
dc.subjectAtividade de Estudopt_BR
dc.titleATIVIDADE DE ESTUDO E SUAS INTER-RELAÇÕES COM A ATIVIDADE DE ENSINO E A EDUCAÇÃO DESENVOLVIMENTAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO DE QUÍMICA Uberaba - MG 2015pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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