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dc.contributor.authorFabian, Daniela Parada-
dc.date.accessioned2020-01-21T12:48:50Z-
dc.date.available2020-01-21T12:48:50Z-
dc.date.issued2015-08-13-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1033-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender o papel da situação social do desenvolvimento na formação dos deficientes visuais estudados, no percurso de suas idades psicológicas. Neste intuito buscamos contextualizar as principais características das idades psicológicas relacionando-as às diversas faixas etárias da vida dos sujeitos estudados. Assim como, relacionar o significado do entorno no processo de formação de suas personalidades. Como referencial teórico foram utilizadas as obras principais de Vigotski, Leontiev, Luria e Elkonin. Para os referidos autores, estudar o desenvolvimento infantil significa estudar a passagem da criança de um degrau evolutivo a outro e a mudança de sua personalidade dentro de cada período evolutivo, que tem lugar em condições históricas sociais concretas. O interesse em realizar esta pesquisa se deu mediante a experiência da pesquisadora, que em suas práticas de ensino numa instituição para deficientes visuais durante o ano de 2004. Lá, ela constatou que alguns indivíduos, apesar de terem as mesmas deficiências, respondiam às exigências educacionais de diferentes modos e devido a isso, outros aspectos relacionados ao desenvolvimento desses indivíduos deveriam ser analisados. Os objetivos específicos desta pesquisa são: fundamentar o estudo de casos sobre as implicações da situação social do desenvolvimento no desenvolvimento do deficiente visual, no percurso de suas idades psicológicas; analisar as implicações da situação social do desenvolvimento no desenvolvimento do deficiente visual, no percurso de suas idades psicológicas; analisar os dados coletados durante a pesquisa sobre as implicações da situação social do desenvolvimento no desenvolvimento do deficiente visual, no percurso de suas idades psicológicas; e correlacionar às implicações da situação social do desenvolvimento a formação e desenvolvimento da personalidade dos deficientes visuais estudados, na idade psicológica que engloba a faixa etária dos onze aos dezoito anos. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso múltiplo, com realização de Entrevistas Narrativas como método de coleta de dados. Os participantes da pesquisa são um casal de deficientes visuais. A análise dos dados foi realizada usando a análise temática de Bauer (2014). Alguns resultados apontam para a compreensão da situação social do desenvolvimento como prioridade no estudo da personalidade. Dentre os aspectos tidos como básicos neste processo citamos: o papel da afetividade, as condições do ensino no desenvolvimento do deficiente visual, a motivação das particularidades positivas da deficiência visual e o papel da educação para a superação das limitações decorrentes da deficiência visual. Ao final desta pesquisa espera-se compreender com base nos resultados apresentados como a participação da situação social do desenvolvimento repercute na formação da personalidade e no desenvolvimento do deficiente visual, na idade psicológica acima referida.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectdeficiência visualpt_BR
dc.subjectentorno escolarpt_BR
dc.titleA SITUAÇÃO SOCIAL DO DESENVOLVIMENTO: seu papel na formação de duas pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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