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dc.contributor.authorGentil, Ana Maria Fonsêca-
dc.date.accessioned2020-01-21T12:50:17Z-
dc.date.available2020-01-21T12:50:17Z-
dc.date.issued2015-08-20-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1034-
dc.description.abstractA docência na educação profissional e tecnológica (EPT) é uma temática ainda pouco pesquisada. Nesse sentido, esta pesquisa trata do trabalho docente no contexto da educação profissional e tecnológica e sua inter-relação com as políticas públicas educacionais. Vincula-se à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processos Ensino-aprendizagem e integra o projeto de pesquisa intitulado Organização e condições do trabalho docente no ensino superior e subjetividade de professores no capitalismo flexível. O objetivo é compreender as implicações das transformações ocorridas no trabalho docente, a partir da transformação do CEFET-UBERABA em IFTM, Lei nº 11.892/2008. De natureza qualitativa, a metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, mediante levantamento eletrônico de artigos na base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e leitura de livros; pesquisa documental em documentos institucionais e legislação pertinente à temática e pesquisa de campo realizada na referida instituição de ensino com a participação de 13 professores que responderam a um questionário com questões abertas e fechadas. O referencial teórico orientou-se pelas contribuições de Marx (1964; 1971); Frigotto (2010); Frigotto e Ciavatta (2006); Frigotto et al (2005); Otranto e Pamplona (2008); Otranto (2011); Nascimento (2007); Oliveira (2003b); Machado (2011); Oliveira (2004a, 2013a); Bardin (1977, 2011); Franco (2012); Trivinõs (2008) e Minayo (2007). Os resultados obtidos sugerem que a atual configuração da instituição representa um grande desafio não só para os docentes, como para toda comunidade acadêmica. Para muitos, ainda não há clareza quanto ao papel e aos objetivos da instituição, enquanto IF. Os professores manifestaram dificuldade em lidar com a verticalização do ensino. Porém, apesar das dificuldades apontadas, em geral, estão satisfeitos com a transformação em IF, pois para eles, isso representa o acesso de um maior número de alunos e abertura de concursos e novos postos de trabalho. Espera-se colaborar com estudos que favoreçam as reflexões em torno da temática e da necessidade de se discutir e pesquisar sobre o trabalho desse docente em particular. Esta pesquisa será relevante porque dela poderão advir benefícios tais como debates e discussões acerca do trabalho docente no contexto da educação profissional e tecnológica, contribuindo assim para ampliar as referências bibliográficas sobre o fenômeno estudado - e ainda pouco pesquisado – a partir da socialização das análises finais dos dados coletados por esta pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.titleTRABALHO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM): Campus Uberaba 2009 a 2013pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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