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dc.contributor.authorSilva, Galsione Cruvinel da-
dc.date.accessioned2020-01-24T11:44:20Z-
dc.date.available2020-01-24T11:44:20Z-
dc.date.issued2016-02-18-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1042-
dc.description.abstractMuito se tem escrito e falado sobre os grandes problemas da humanidade, causados por prejuízos advindos do descaso com o meio ambiente. Esse trabalho planejado e conduzido dentro da linha de pesquisa “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, centra-se na Educação Ambiental, proposta pela Lei 9.795/99 e sua importância enquanto política pública delineada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997. O objetivo principal foi o de investigar sobre as ações educativas realizadas em uma escola pública municipal da cidade de Uberaba-MG, em relação à Educação Ambiental. Trata-se de um estudo de caso, no qual se constatou que este eixo temático é ainda pouco desenvolvido na educação básica, principalmente no ensino fundamental. Esse fato, atrelado ao descontentamento da pesquisadora enquanto professora na educação básica, motivou a realização desse estudo. A Educação Ambiental na escola deveria ser hoje um instrumento muito eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. Este é o caminho, para que cada indivíduo mude de hábitos e assuma novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental, promova a melhoria da qualidade de vida e reduza a pressão sobre os recursos ambientais. Para defender esta ideia, a presente pesquisa qualitativa, utiliza-se de fontes bibliográficas e documentais, como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB nº 9394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997), planos de disciplina, atas de reuniões da escola pesquisada e outras fontes de informação e análise. A Educação Ambiental, como uma política educacional, experimenta as intempéries e a instabilidade das forças governamentais, à medida que cada uma dá a ela a ênfase que lhe aprouver. Proposta como um tema transversal, a Educação Ambiental encontra grandes dificuldades na escola, pois requer trabalho em equipe e professores de tempo integral, o que não acontece na maioria das escolas. Sem planejamento e trabalho em equipe, o tema transversal cai no esquecimento da gestão escolar e da política pública maior. O resultado final da pesquisa não surpreendeu, à medida que constatou aquilo que já fazia parte do conhecimento comum: a escola está longe de tratar a Educação Ambiental como um tema importante que pode contribuir para a preservação da vida e do meio ambiente.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectTemas Transversaispt_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA POLÍTICA PÚBLICA INACABADApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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