Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1043
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Lucas | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T11:46:01Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T11:46:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-21 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1043 | - |
dc.description.abstract | A presente Dissertação se realiza na da Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. O trabalho é um subprojeto de um projeto de maior alcance intitulado: “O exercício dialético na base da compreensão e desenvolvimento da Didática”, que se realiza com apoio do Programa Nacional de Pós-doutoramento da CAPES. O objeto de pesquisa tem sido as contribuições de Marx, Engels e Gramsci para a Educação e o Ensino. Desta forma, o problema tratado formulou-se da seguinte maneira: Quais as contribuições de Marx, Engels e Gramsci para a educação e o ensino? Em relação às categorias anteriores, determinou-se como objetivo geral ponderar as principais contribuições de Marx, Engels e Gramsci para uma melhor compreensão da Educação e o Ensino. As categorias de análise foram as seguintes: a) propriedade privada, divisão social do trabalho e educação; b) Marx e Gramsci sobre a educação técnica e profissional; c) contribuições de Marx para o entendimento dos movimentos estudantis e suas reivindicações na contemporaneidade; d) Educação e hegemonia em Gramsci; e) o ensino e a escola científica; f) o enfoque humanista da educação e do ensino; papel do professor, do aluno e de outros agentes educativos. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica ou revisão da literatura. O percurso metodológico se realizou nas seguintes etapas, segundo as considerações de Marconi e Lakatos (2003, p. 44): “a) escolha do tema; b) elaboração do plano de trabalho; c) identificação; d) localização; e) compilação; f) fichamento; g) análise e interpretação; h) redação”. Como resultado, se obteve a evidência das contribuições dos autores estudados como ferramentas teóricas para uma melhor compreensão da educação e seus complexos problemas na atual sociedade brasileira. Conclui-se que as contribuições para a educação de Marx, Engels e Gramsci não constituem por si só um método educacional, mas formam um subsidio para a compreensão e aperfeiçoamento da realidade educacional a partir de princípios científicos, humanistas e sociais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Marx | pt_BR |
dc.subject | Engel | pt_BR |
dc.subject | Gramcsi | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | MARX, ENGELS E GRAMSCI: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO E O ENSINO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 11 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCAS RODRIGUES.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.