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dc.contributor.authorDias, Renata Flávia Nobre Canela-
dc.date.accessioned2020-01-24T11:51:15Z-
dc.date.available2020-01-24T11:51:15Z-
dc.date.issued2016-07-01-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1045-
dc.description.abstractO presente estudo tem como propósito, apresentar como é desenvolvida pelos docentes a avaliação da aprendizagem no Curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, que por sua vez adota a metodologia PBL - Aprendizagem Baseada em Problemas. Tendo em vista que as práticas pedagógicas estão diretamente relacionadas á avaliação, o estudo vem elencar as implicações para efetivação do processo de ensino, sistematizando as principais concepções existentes na literatura atual; diagnosticando as concepções de avaliação dominante, estabelecendo diretrizes que oportunizem e possibilitem a construção de novas propostas que levem em conta a formação integral dos educandos, na perspectiva de responder qual papel as atividades de avaliação tem desempenhado nas práticas pedagógicas desenvolvidas no curso em análise com a inserção do PBL, demonstrando as dificuldades apresentadas pelos docentes para realização de uma avaliação formativa e processual da aprendizagem. Para a consecução do referido trabalho, adotou-se os procedimentos técnicos das pesquisas documental e bibliográfica, com leituras e com enfoque qualitativo, realizada por meio dos seguintes instrumentos de pesquisa: entrevistas semiestruturadas com o coordenador do curso de Medicina e com os docentes do 2º ao 12º períodos, grupos focais com estudantes e registros em diário de campo. A pesquisa contou com 40 (quarenta) entrevistados, distribuídos nas categorias supramencionadas. Importante frisar que esta pesquisa é exploratória, por proporcionar maior familiaridade com o problema pesquisado. O problema desta investigação é compreender qual o modelo de avaliação vem sendo aplicado no curso de Medicina da Unimontes, que adota a metodologia PBL. Para a interpretação dos dados coletados, optou-se pela análise do discurso, tendo como referencial Orlandi (1987), Pêcheux (2002) e Minayo (2010). A partir da análise dos dados, a pesquisa revelou, a potencialidade da avaliação como mecanismo de proporcionar a formação humanista, de identificar lacunas, no compromisso com o aprendizado coletivo, com a postura ética do estudante, tornando-se autônomo, crítico, participativo, superando suas limitações e sendo mais solidário. Registrou ainda as fragilidades na efetivação do processo de avaliação no cenário PBL/Unimontes, onde ainda persistem docentes resistentes às mudanças junto ao referido curso, demonstrando também outras fragilidades decorrentes de fatores institucionais, como a inadequação de alguns critérios avaliativos. Os resultados apontam para a necessidade de programas permanentes de capacitação docente, assim como maior compromisso de todos envolvidos no processo de aprendizagem, para o desenvolvimento de uma avaliação coerente com os pressupostos pedagógicos previstos no currículo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES/UNIUBEpt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPBL- Aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectCurso de Medicinapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleMETODOLOGIA PBL E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS-MGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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