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Título: O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL COM ALUNOS DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Barbosa, Luciana Góis
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Gêneros textuais
Ensino fundamental
Experimento didático-formativo
Data do documento: 6-Jul-2016
Resumo: O presente estudo é um dos subprojetos de um projeto maior intitulado: “Teoria e metodologia do experimento didático-formativo: um estudo teórico-empírico”, chancelado pela FAPEMIG (Edital 01/2015), e coordenado pelo orientador da investigação. A pesquisa justificou-se a partir das análises em leitura e escrita realizadas nas últimas avaliações externas e internas, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da Avaliação Interna da Competência Leitora e Escritora da Província Marista Brasil. Os resultados dessas avaliações apontaram para deficiências nos processos do ensino de produção textual nos alunos da Educação Básica. Diante disso, verificou-se que contemplar o uso eficiente de diferentes textos nas aulas de língua materna é fundamental para tentar solucionar dificuldades constantes que os professores enfrentam em seu cotidiano. Com essas premissas, determinou-se como objeto de estudo: o processo de ensino-aprendizagem dos gêneros textuais no 7º ano do Ensino Fundamental, pois sabe-se que os gêneros textuais podem constituir uma fonte basilar para a aprendizagem da Língua Portuguesa em todos os seus aspectos. Em consonância com o objeto, levantou-se o seguinte problema científico: como organizar de forma adequada o processo de ensino-aprendizagem dos gêneros textuais em uma turma do 7º ano do ensino fundamental II? A pesquisa fundamentou-se integrando dois importantes referenciais teóricos. De uma parte, empregando autores relevantes como Vigotski (1997), Galperin (2001), Talízina (1988), Davidov (1999) dentre outros. Esse referencial permitiu entender os fundamentos e princípios da organização do processo de ensino-aprendizagem de maneira científica. De outra parte, foi necessário aprofundar na teoria do texto e dos gêneros textuais, integrando autores como Bakhtin (1997), Koch (2000; 2002); Marcuschi (2003; 2006; 2007); Travaglia (1991; 2007) e Van Dijk (1978). Como metodologia geral usou-se o experimento didático-formativo, como uma alternativa metodológica para a pesquisa em didática. A realização do experimento-didático ocorreu no Colégio Marista Diocesano, em 23 aulas de 50 minutos das disciplinas de Língua Portuguesa e Produção de Texto, totalizando o período de aproximadamente 30 dias. A análise dos resultados confirmou a hipótese de que o processo de ensino-aprendizagem dos gêneros textuais, quando organizado e gerido de acordo com os pressupostos da teoria histórico-cultural contribuiu para o aprimoramento da leitura e da produção de diferentes gêneros textuais, que circulam em nossa sociedade, incidindo também no desenvolvimento intelectual e afetivo dos educandos, esse processo pressupõe, sobretudo, a cientificidade, o dialogismo e a interação.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1046
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