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dc.contributor.authorSoares, Célia Aparecida-
dc.date.accessioned2020-01-24T11:55:12Z-
dc.date.available2020-01-24T11:55:12Z-
dc.date.issued2016-07-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1047-
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema os fundamentos e as tendências do ensino de Arte no Brasil. Desenvolvido na linha de pesquisa ―Processos Educacionais e seus fundamentos‖, integra-se ao projeto de pesquisa ―Interdisciplinaridade na educação básica: estudos por meio da arte e da cultura popular‖. Partindo do pressuposto de que a Arte contribui para a construção de um conhecimento interdisciplinar, pois possibilita a integração de diferentes áreas do conhecimento, define-se como objetivo geral compreender os fundamentos e tendências do ensino de Arte nas escolas brasileiras. Como objetivos específicos, propõe descrever e analisar concepções e políticas sobre o ensino de Arte; tendências conceituais desse ensino no Brasil e propostas do ensino de Arte na contemporaneidade. O marco temporal para o estudo das tendências abrange os períodos Pré-Modernista, Modernista e Pós-Modernista. Para fundamentar as análises e reflexões, busca-se aporte teórico, sobretudo, em obras de Barbosa (1978, 1979, 1997, 2002, 2010) e Duarte Júnior (1991, 1995). A questão que conduz a investigação é: quais as concepções, fundamentos e tendências do ensino de Arte que se sobressaem na educação escolar no Brasil? Para alcançar os propósitos da pesquisa, optou-se por uma aproximação ao método fenomenológico, por meio de uma investigação teórica e descritiva, e em uma abordagem qualitativa, como entende Bicudo (2011). Ainda, com base nesta autora, fundamenta-se a análise de documentos legais. Como estudo teórico, realiza-se uma pesquisa bibliográfica, com aporte em Lima; Mioto (2007) e Brandão (2003). A leitura constitui técnica basilar, pois, é por meio dela que é possível discernir as informações e os dados contidos no material escolhido, bem como verificar as relações existentes entre eles de modo a analisar a sua densidade e pertinência. Nesse caso, o procedimento utilizado foi a leitura cruzada, na qual, a partir de questões formuladas pelo leitor, buscam-se respostas em diferentes autores. A partir dos dados obtidos nas obras selecionadas, e com aporte no referencial teórico construído para a pesquisa, realiza-se uma síntese do conhecimento desvelado. Entre os resultados, sobressaem-se diferentes concepções de Arte e de seu ensino, sintetizadas nos três períodos propostos. As políticas públicas pertinentes expressam uma grande influência do movimento dos arte-educadores e culminam na atualidade pelo entendimento da Arte como conhecimento e de seu ensino obrigatório, embora cercado de críticas, sobretudo à proposta, em discussão, de uma base curricular comum. Na contemporaneidade, dá-se voz às ideias de dois pesquisadores europeus, Bergala (2011) e Fróis (2008, 2011), as quais repercutem no Brasil, sobre as relações cinema e educação bem como museu e ensino escolar, além de se evidenciar a abordagem triangular no ensino de Arte, proposta por Barbosa (2010). Este trabalho induz à conclusão de que, sem a compreensão e o aprofundamento das concepções e políticas que sustentam o ensino de Arte, pode tornar-se sem consistência qualquer prática pedagógica que se proponha a uma atitude interdisciplinar frente a Arte e a Educação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES/UNIUBEpt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEnsino de Artept_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectFundamentos e tendênciaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA BRASILEIRA: FUNDAMENTOS E TENDÊNCIASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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