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dc.contributor.authorCarvalho, Gleicemar Barcelos de-
dc.date.accessioned2020-01-24T11:59:05Z-
dc.date.available2020-01-24T11:59:05Z-
dc.date.issued2016-07-13-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1049-
dc.description.abstractEm consonância com a Linha de Pesquisa do Mestrado, Processos Educacionais e seus Fundamentos, essa investigação sobre a gênese do curso de Pedagogia no município de Uberaba, MG, partiu da necessidade de preenchimento de uma lacuna em torno da história do ensino superior no referido município, gênese esta sintonizada com o movimento de institucionalização do referido curso no Brasil, posto que a diferença de data de ambas é de apenas 10 anos, uma vez sua institucionalização no Brasilse deu em 1939, e, em Uberaba, a partir de 19. Tendo em vista que se trata de uma investigação históricoeducacional, bibliográfica, o objeto precisa ser delimitado aos anos de 1940, sobretudo em relação às suas origens ao final dos mesmos, quando se instala a FISTA (Faculdades Integradas São Tomás de Aquino), sob a responsabilidade da Ordem das Dominicanas, presente em Uberaba desde 1885, através do Colégio Nossa Senhora das Dores. Objetivando pesquisar as razões da criação de um curso de Pedagogia na cidade de Uberaba/MG, trata-se de verificar se a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras era parte de um projeto nacional católico, bem como verificar os determinantes sociais, políticos e econômicos e de ordem institucional assumido pelas Dominicanas, além de indagar se atendeu a lógica das Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, ou se conseguiu ser uma proposta diferenciada à época. Para a viabilização dos objetivos desse projeto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental. A primeira etapa fundamental é a investigação sobre o contexto e gênese do curso de Pedagogia no Brasil em 1939, bem como o conhecimento do currículo que se estabelecia então como diretriz, além de suas concepções e princípios. A segunda etapa tratou de um estudo documental da instituição nomeada e de suas circunstâncias locais e institucionais. A terceira etapa traz a sistematização dos dados, respaldada pela bibliografia e pela documentação que colaboraram para configurar o objeto dessa dissertação.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG/UNIUBEpt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectInstituição Escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleA FISTA E O CURSO DE PEDAGOGIA EM UBERABA, MG (1949-1955): HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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