Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1050
Título: O PLANO DE AULA E AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(es): Silva, Érica Pereira
Palavras-chave: Plano de aula
Processo ensino-aprendizagem
Professor
Representações Sociais
Data do documento: 14-Jul-2016
Resumo: Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE. Toma como objeto de estudo o Plano de Aula dos professores dos anos finais da Educação Básica. A realização do planejamento das aulas tem sido considerada por diversos autores – dentre eles, Vasconcellos (2000), Gandin (1997), Menegolla e Sant‟Anna (2001), Libâneo (1994) e Saviani (2008) – um elemento importante no contexto escolar, por contribuir para a aprendizagem dos alunos. A partir desse pressuposto e tendo em vista que a capacidade de aprender se mostra cada vez mais uma questão essencial na educação, este estudo apresenta, como objetivo geral: identificar as representações sociais que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas estaduais do município de Patos de Minas/MG têm construído sobre o planejamento realizado por eles em sala aula e suas implicações com o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa, caracterizada por uma abordagem quanti-qualitativa, adota como suporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici (1978), Jodelet (2001) e a subteoria do Núcleo Central de Abric (2000). Participaram da pesquisa 60 professores da Educação Básica, de quatro escolas públicas de Patos de Minas/MG, que ministram aulas para alunos dos anos finais. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário, contendo questões abertas e fechadas, e a técnica de associação livre de palavras, que foram tratadas pelo software EVOC, baseado no método Vergés (1992). Esse software tem como finalidade identificar, nas Representações Sociais, os elementos centrais e periféricos. Os dados coletados foram analisados com o auxílio da teoria das Representações Sociais, da subteoria do Núcleo Central e dos pressupostos da Teoria de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As análises evidenciam que a maioria, 79,67% dos professores, acredita que a elaboração/aplicação do plano de aula tem contribuído para a aprendizagem dos alunos. Esse dado pode ser reforçado pelas palavras que foram identificadas no núcleo central das representações. Elas denotam sentimentos de que os professores compreendem o planejamento a partir de ações em que buscam o conhecimento do conteúdo, a organização do trabalho acadêmico e a responsabilidade com a prática docente.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1050
Aparece nas coleções:TURMA 11

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉRICA PEREIRA SILVA.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.