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dc.contributor.authorSilva, Leda Terezinha de Freitas e-
dc.date.accessioned2020-01-24T12:07:16Z-
dc.date.available2020-01-24T12:07:16Z-
dc.date.issued2016-08-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1052-
dc.description.abstractO Programa Saúde na Escola, instituído pelo governo federal nas escolas brasileiras a partir de 2011, desempenha papel importante devido as suas ações no enfrentamento dos atuais problemas de saúde causados principalmente pelas transformações ocorridas no mundo moderno que, associadas às alterações tecnológicas e sociais, arrastam situações que podem alterar o estado nutricional e físico de crianças e adolescentes, principalmente na idade escolar, podendo levá-los a um quadro de sobrepeso e obesidade. Nesse sentido, este trabalho, de natureza teórica, do tipo estado do conhecimento e de abordagem qualiquantitativa, avaliou a implantação e resultados obtidos, na perspectiva da transformação da realidade das condições de vida e de saúde de sujeitos comprometidos pelo sobrepeso e obesidade através do Programa Saúde na Escola no município de Iturama-MG, mais precisamente na Escola Municipal João Ribeiro Rosa no período compreendido entre 2012 a 2015.Vinculado à linha de pesquisa Processos Educacionais e Seus Fundamentos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, este trabalho avaliou, através da antropometria, os alunos do ensino básico e fundamental da Escola Municipal João Ribeiro Rosa, tendo em vista identificar a necessidade de intervenção nos casos de alteração de peso para sobrepeso e obesidade, e ainda, preconizou a mudança de hábitos alimentares e correlacionou atividades físicas dos educandos após sua identificação. O referencial teórico apoiou principalmente nas contribuições de Andrade (2008); Arroyo (1997); Araujo (2000, 2012); Barbieri (2014); Brasil (1846, 1947, 1851, 1879, 1886, 1930, 1937, 1938, 1980, 1995, 1996, 1997, 1998, 2002, 2004, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2015); Cabral (2011); Chaves (1995); Cintra (2005); Conceição (1994); Corrêa (2009); Cunha (2008); Fagundes (2004); Farias (1997); Ferraro (2011); Ferreira (2006); Figueiredo (2010); Ferriani (1991); Fleury (1997); Giannotti (2007); Gil (2008); Giugliano (2004); Ghiraldelli (1988); Gomes (2012); Hamilton (1993); Hochaman (2005); Horta (2010); Iyda (1994); Janones (1993); Leão (2012); Lima (1985); Lobato (1972); Macedo (2014); Maia (2010); Marinho (2014); Matta (2005); Garza (2011); Moraes (1978, 1990, 2015); Motta (1997); Nagle (1976); Niskier (2011); Nogueira (1999); Pasinato (2011); Ponte (2007); Queiroz (2013); Ribeiro (1992); Reis (2008); Rosen (1994); Santana (2010); Santos (1987, 2008, 2014); Saviani (1994, 2011); Scaburri (2007, 2013); Senra (2009); Silva (2010, 2011, 2012); Souza (1998); Valadão (2004); Vasconcellos (1995); Valeriani (2011); Zanella (2014). Utilizou como metodologia bibliográfica, com embasamentos teóricos em livros, pareceres, leis e sites acadêmicos. A realização da pesquisa deu através de um levantamento histórico sobre a saúde no âmbito escolar, as políticas envolvidas, afinidades e desafios, até chegar ao Programa Saúde na Escola e sua pactuação no município de Iturama e execução na Escola Municipal João Ribeiro Rosa. O conjunto de materiais e o trabalho desenvolvido, frente à Secretária Municipal de Saúde de Iturama, como membro do Nasf, possibilitou o conhecimento dessa política e suas aplicações, assim como os seus resultados na instituição escolar. Concluiu-se pelo reconhecimento da importância da articulação de forma interdisciplinar e intersetorial, envolvendo os atores na problemática do sobrepeso e da obesidade que, a partir dos resultados, desenvolveram ações educativas e preventivas de saúde no controle precoce de alterações de peso para sobrepeso e obesidade e de suas consequências na vida dos educandos.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSobrepesopt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectSaúde Escolarpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO E SAÚDE: PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – ITURAMA-MG (2012-2015)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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