Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1059
Título: ENSINO PROFISSIONALIZANTE FEMININO EM UBERABA: O CENTRO DE TREINAMENTO E ESCOLA RURAL DE MAGISTÉRIO DE ECONOMIA DOMÉSTICA DE UBERABA (1953-1963)
Autor(es): Riccioppo, Ana Carolina
Palavras-chave: Ensino Profissionalizante
Educação Feminina
Economia Doméstica
Data do documento: 14-Dez-2016
Resumo: A temática que anima a presente pesquisa refere-se à compreensão do papel exercido pelo Centro de Treinamento e Escola Rural de Magistério de Economia Doméstica de Uberaba no que se refere ao ensino profissionalizante feminino. Esta investigação foi desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, na linha de pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos e situa-se no campo da História da Educação, com a temática voltada para a história de instituições escolares. Esta investigação integra o Projeto “A expansão do ensino secundário no Triângulo Mineiro: entre finalidades e práticas vivenciadas em instituições escolares de Uberaba, Ituiutaba, Frutal e Uberlândia”. O recorte definido para o exame da referida instituição se dá no de período de 1953, marco de criação da instituição até 1963, período em que a instituição consolida-se na cidade de Uberaba pela excelência de seu ensino. Em 1953, o padre Agostinho Zago fundou o Centro de Treinamento em Economia Rural Doméstica para ministrar cursos para mulheres visando à escolarização do cotidiano doméstico. Assim, a pesquisa teve como objetivo central compreender o papel da educação profissional feminina na cidade de Uberaba no período investigado; e como objetivos específicos: compreender o papel da mulher na sociedade uberabense no período demarcado pela investigação; identificar o perfil docente e discente da instituição; e conhecer os saberes compartilhados disseminados na escola. Para que fosse possível a compreensão desta temática foi realizada uma busca por material bibliográfico que pudesse respaldar essa investigação. Para tanto foi necessário buscar uma bibliografia pertinente, onde procuramos contemplar teses e dissertações, livros escritos por historiadores e memorialistas, artigos, documentação impressa, manuscrita e iconográfica, existente nos arquivos da instituição, além de jornais de época encontrados no acervo do Arquivo Público Municipal, bem como o uso de fontes orais de depoimentos colhidos por Nilce Vieira Campos Ferreira. O referencial teórico que corroborou para o desenvolvido da pesquisa está respaldado em Correia (2016), Ferreira e Gonçalves Neto (2013), Ferreira (2014), Gomes (1977), Halbwchs (1990), Magalhães (2004), Ratto (1992), Serrano (1954), Tomé (2013), entre outros. Foi possível perceber durante a pesquisa que, a escola foi criada para receber as jovens de famílias de poder aquisitivo da cidade de Uberaba, com intuito de ensiná-las a desempenhar o papel de gestora da família, alicerçada em valores conservadores, nacionalistas e católicos. Dessa forma, a escola educou por meio de um método de ensino que visava educar as mulheres para atuarem nas tarefas domésticas em seus lares. Existia uma harmonização entre as instituições e a sociedade, o que tornou a instituição um modelo de formação para as jovens, cujo destino era o matrimônio e o lar.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1059
Aparece nas coleções:TURMA 11

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA CAROLINA RICCIOPPO.pdf3,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.