Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1061
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rosa, Ana Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T12:27:20Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T12:27:20Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1061 | - |
dc.description.abstract | O objetivo geral da pesquisa que resulta nesta dissertação é compreender se e como sexualidade, gênero e diversidade sexual são abordados no livro didático adotado na disciplina de Ciências do ensino fundamental II da rede municipal de Uberaba, MG. Desenvolvido na linha Processos Educacionais e seus Fundamentos, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba, o estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla, que recorre ao seguinte corpus teórico: o livro didático é considerado pela perspectiva dos Estudos Culturais; dispositivos de controle da sexualidade são pensados por uma abordagem foucaultiana; e reflexões sobre gênero e diversidade sexual na Educação Básica são conduzidas por Louro (2007, 2014), Vianna (2006, 2012), entre outros. Os resultados aqui apresentados referem-se a uma pesquisa bibliográfica e documental, realizada em abordagem qualitativa. Além de leituras referentes ao corpus teórico, foi realizado um mapeamento do estado do conhecimento em três bases de dados. Quanto aos livros didáticos, a coleção analisada foi constituída por quatro volumes, adotados no período 2014-2015. Depois de identificados, os livros foram trabalhados pela análise de conteúdo, envolvendo: leitura flutuante, categorização, descrição e esforço interpretativo. Como resultados, constatou-se que a dimensão corporal humana é apresentada no livro didático de Ciências a partir de um corpo bastante específico: masculino, branco e heterossexual. A recorrente presença deste corpo, tomado como padrão, se dá em maior escala enquanto ilustração de atributos altamente desejáveis na sociedade contemporânea, tais como força, vigor, presteza e inteligência. Em contrapartida, aos outros corpos, restam espaços coadjuvantes ou mesmo espaço nenhum. Constatou-se, também, que a sexualidade é abordada a partir de um recorte anatomofisiológico, com pouca abertura para reflexões sobre suas dimensões política e afetiva. Conclui-se que a educação sexual, em sua amplitude, se faz necessária porque influencia na formação integral das crianças e adolescentes, sendo a escola um local privilegiado para a produção de conhecimentos revitalizados e descontaminados de preconceitos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Educação para a Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | SEXUALIDADE, GÊNERO E DIVERSIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DO MATERIAL ADOTADO PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA, MG | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 11 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA CRISTINA ROSA.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.