Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1063
Título: CONCEPÇÕES DE ENSINO DA ARTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE NAS MICRORREGIÕES DE FRUTAL, ITURAMA, ARAXÁ E UBERABA, MG
Autor(es): Mendes, Ana Silvia Cury Abbade
Palavras-chave: Arte
Concepções de ensino
Curso de Pedagogia
Interdisciplinaridade
Data do documento: 21-Dez-2016
Resumo: Esta pesquisa integra-se ao projeto temático “Perspectivas interdisciplinares na educação”, junto a outros doze subprojetos, com apoio FAPEMIG e CNPq, à linha de pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Professor a Arte e a Filosofia. Tem por tema as concepções de ensino da arte nos cursos de Pedagogia, explicitadas na literatura acadêmica, nos documentos institucionais dos cursos presenciais de Pedagogia, em andamento, das microrregiões de Frutal, Iturama, Araxáe Uberaba-MG, e nos documentos legais vigentes, de âmbito nacional. Parte-se das questões: como o ensino de arte é concebido na literatura acadêmica, nos discursos dos documentos legais das políticas de formação do aluno nos cursos de Pedagogia, como a LDB/96, o PNE/14 e as DCN? Quais as concepções de ensino de arte que se desvelam nos projetos político-pedagógicos dos cursos de Pedagogia das microrregiões de Frutal, Iturama, Araxá e Uberaba-MG? Até que ponto a proposta desse ensino é interdisciplinar? O objetivo geral é analisar as concepções de ensino da arte na formação do pedagogo, desveladas nos projetos político-pedagógicos dos cursos de Pedagogia das microrregiões de Frutal, Iturama, Araxá e Uberaba-MG, assim como nos documentos legais vigentes como a LDB/96, o PNE/14 e as DCN. O referencial teórico abrange um estudo sobre interdisciplinaridade, em obras de Ivani Fazenda; a compreensão da Arte como conhecimento e o seu papel na educação com aporte em Ana Mae Barbosa, Maria Heloisa Ferraz e Maria Fusari. Os estudos de abordagem qualitativa, são de cunho descritivo e organizados em dois tipos específicos: o bibliográfico e o documental. A leitura, a análise e a interpretação do conteúdo do material selecionado têm um aporte na interpretação fenomenológica-hermenêutica, fundamentada em Maria Aparecida Viggiani Bicudo. Os resultados das análises dos seis projetos políticos pedagógicos mostraram o uso de diferentes linguagens artísticas e a interdisciplinaridade é proposta nos projetos pedagógicos analisados. Considera-se, pela leitura dos projetos dos cursos e das ementas disponibilizadas pelas instituições pesquisadas, que há predomínio da linguagem das artes visuais sobre as demais, podendo-se observar a predominância da palavra leitura e/ou apreciação de imagens, como apontados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Arte (1997), assim como a arte é entendida como conhecimento, segundo a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa (1994), que ganhou espaço nos projetos pedagógicos, na última década do séc. XX até os dias atuais. Outra constatação é que as concepções sinalizam para uma formação genérica. Reflete-se que o ensino da arte na formação do pedagogo possibilitará o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares, visando a formação de sujeitos mais sensíveis e críticos, observadores do mundo no qual estão inseridos e, ao mesmo tempo, atores centrais de suas histórias de vida.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1063
Aparece nas coleções:TURMA 11

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA SILVIA CURY ABBADE MENDES.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.