Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1071
Título: IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE ENFERMAGEM: O QUE SINALIZAM AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES
Autor(es): Freitas, Marisa Ferreira de
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas
Representações Sociais
Ensino Superior
Curso de Enfermagem
Data do documento: 9-Mai-2017
Resumo: Enquanto muitos pesquisadores investigam problemas na área da educação, este estudo apresenta como objetivo geral identificar as representações sociais de professores sobre suas práticas pedagógicas, como um dos elementos que possivelmente tem contribuído para o elevado desempenho de um Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior na região do Triângulo Mineiro. Esse curso, nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), desde 2002, tem obtido notas consideradas de excelência. A partir dessa informação e reconhecendo que são muitos os fatores que podem contribuir para o elevado desempenho das avaliações desse curso, elegeram-se as práticas pedagógicas realizadas pelos professores como objeto de estudo desta pesquisa. A hipótese é que as Representações Sociais dos professores desse Curso de Graduação em Enfermagem, sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas por eles, podem evidenciar relação com o elevado desempenho do mesmo nas avaliações externas, realizadas pelo Ministério da Educação. Caracterizado por uma pesquisa quanti-qualitativa, este estudo integra a Linha de Pesquisa “Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem”, do PPGE da Uniube e do CIERS-ed - Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação, da Fundação Carlos Chagas. Para condução da pesquisa, optou-se pela Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e a subteoria do Núcleo Central de Abric (2001) como referencial teórico-metodológico. A pesquisa foi realizada em um Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior, na região do Triângulo Mineiro. Participaram desse estudo 41 professores do curso. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário, contendo questões abertas e fechadas, e a técnica de associação livre de palavras. Os dados coletados foram analisados com o auxílio da subteoria do Núcleo Central, tratados pelos softwares EVOC. Para a orientação do processo de categorização das respostas das questões abertas, foram utilizados também os fundamentos da análise de conteúdo, descritos por Bardin (2002). Quanto aos resultados, se, por um lado a centralidade das representações contém as palavras motivadoras e profissional, que evidenciam ações positivas, no sentido de contribuir para a motivação do processo ensino-aprendizagem e a formação profissional do aluno, por outro lado, o sistema periférico mostra elementos com positividade ainda maior, que podem denunciar a fragilidade do Núcleo Central. Conclui-se, portanto, que as práticas pedagógicas dos professores são importantes e têm contribuído para o elevado desempenho do Curso, mas não contêm representações consistentes, que possam ser consideradas fator predominante.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1071
Aparece nas coleções:TURMA 12

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marisa Ferreira Freitas.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.