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Título: AS TÉCNICAS DE FREINET E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Caetano, Cláudia Aparecida
Palavras-chave: Linguagem oral e escrita
Escola de Vygotsky
Técnicas Freinet
Educação Infantil
Data do documento: 31-Ago-2017
Resumo: A questão que instigou este estudo é: Como as técnicas Freinet podem contribuir para a apropriação da linguagem oral e escrita de crianças ainda não alfabetizadas? A pesquisa tem como objetivo geral analisar as possibilidades pedagógicas de linguagem oral e escrita desenvolvidas por meio das técnicas Freinet com uma turma de crianças de cinco anos de uma escola pública da rede municipal de Educação Infantil do município de Uberaba. Insere-se na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino- Aprendizagem. Faz parte do projeto institucional A formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na Educação Infantil, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ana Maria Esteves Bortolanza. Os objetivos específicos que possibilitaram operacionalizar a pesquisa foram: fundamentar na perspectiva histórico-cultural o desenvolvimento infantil, a linguagem e a apropriação da escrita na infância; descrever as técnicas Freinet situando-as nas concepções e princípios da Pedagogia Freinet; apontar as implicações pedagógicas das técnicas Freinet para a apropriação da linguagem oral e escrita na Educação Infantil. Quanto à metodologia, realizou-se uma intervenção pedagógica no ano letivo de 2016, com as técnicas Freinet, observações, entrevistas em forma de diálogos informais com as crianças, participantes da pesquisa. As técnicas freinetianas usadas na intervenção foram: Roda de Conversa, a Aula-passeio, o Jornal Escolar e o Texto Livre. Os principais fundamentos teórico-metodológicos que subsidiaram a pesquisa são da Escola de Vygotsky e da Pedagogia Freinet. Os resultados evidenciam ser possível inserir as crianças no mundo da cultura escrita, em sua funcionalidade social, por meio de um ensino intencionalmente organizado com as técnicas Freinet, o que contribui para a formação autora e leitora antes mesmo de alfabetizálas. O estudo aponta aos profissionais da Educação Infantil, docentes, pedagogos, diretores um caminho cientificamente traçado de como desenvolver a linguagem verbal na infância, tornando as crianças sujeitos ativos no seu processo de desenvolvimento.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1075
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