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dc.contributor.authorGonçalves, Carlen Fonseca-
dc.contributor.authorGonçalves, Carlen Fonseca-
dc.date.accessioned2020-01-28T10:52:07Z-
dc.date.available2020-01-28T10:52:07Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1080-
dc.description.abstractEste projeto de pesquisa integra-se ao projeto temático “Perspectivas interdisciplinares na educação”, com apoio FAPEMIG e CNPq, desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Professor, a Arte e a Filosofia - NEPAFi, linha de Pesquisa Processos Educacionais e seus fundamentos. Tem por tema a arte fotográfica e a educação da sensibilidade no processo educativo. Parte-se das questões: qual o sentido da imagem fotográfica e como a mesma contribui para o processo educativo? Como fotógrafos registram cenas, cenários e gestos da educação escolar? Como a imagem fotográfica contribui para a educação da sensibilidade? Como trabalhar com a fotografia no processo pedagógico em uma perspectiva interdisciplinar? Pensadores e autores como Roland Barthes (1995, 2015), José de Souza Martins (2016), Philippe Dubois (1993), Susan Sontag (2004), e artistas-fotógrafos como Sebastião Salgado (2014), Steve McCurry (1986, 1995, 2011, 2015) e Henri Cartier-Bresson (1950) fundamentam a compreensão do sentido da imagem fotográfica. Sobre o modo de utilização da imagem na educação escolar, em uma perspectiva interdisciplinar, são aportes para a discussão pesquisadores como João Francisco Duarte Jr (2004) e Ivani Fazenda (2002). Como objetivo geral, busca-se compreender o sentido e a contribuição da arte fotográfica no processo educativo. Para alcançá-lo, os estudos propostos neste trabalho são de abordagem qualitativa e de cunho teórico e descritivo. A interpretação dos textos é efetivada por meio de uma leitura cruzada em que, a partir de questões, buscam-se respostas em diferentes autores, as quais são relacionadas para elaboração de um conceito sobre o sentido da imagem fotográfica e o entendimento de uma educação da sensibilidade, até chegar a uma proposta interdisciplinar da autora sobre o uso da imagem fotográfica no contexto escolar. Compõe, também, o corpus da pesquisa, a leitura, análise e interpretação de imagens fotográficas dos artistas-fotógrafos selecionados, realizadas com fundamento na análise de Roland Barthes (2015), procurando identificar: a mensagem linguística (verbal), a mensagem conatada (simbólica) e a mensagem denotada (icônica). As concepções desveladas nessas imagens, é efetivada a partir de conceitos sobre tendências educacionais, propostos por Dermeval Saviani (2005). Os resultados deste trabalho mostram a amplitude de conhecimento numa abordagem interdisciplinar em que, da experiência vivida como fotógrafa, chega-se à posição de pesquisadora de relações possíveis entre a arte fotográfica e a prática pedagógica, ampliando o olhar fotográfico. As reflexões mostradas sobre a educação por meio de análises de fotografias fazem sentido no ambiente escolar, contemplando a dimensão da sensibilidade, proporcionando, assim, novas perspectivas para o processo educacional.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
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dc.subjectImagem fotográficapt_BR
dc.subjectProcesso educativopt_BR
dc.subjectEducação da sensibilidadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleENTRE FOTOS E GRAFIAS: O SENTIDO DA IMAGEM NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleENTRE FOTOS E GRAFIAS: O SENTIDO DA IMAGEM NA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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