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dc.contributor.authorCarneiro, Amanda de Lima-
dc.date.accessioned2020-01-28T11:14:51Z-
dc.date.available2020-01-28T11:14:51Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1084-
dc.description.abstractEsta pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba, dentro da linha “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, busca resgatar, por meio de pesquisa documental, bibliográfica e da história oral, o papel da instituição feminina Colégio Nossa Senhora das Graças, na cidade de Patos de Minas. O objetivo foi compreender a trajetória dessa instituição no período de 1948 a 1960, quando as Irmãs Sacramentinas assumiram a direção dela, aderindo ao modelo de internato feminino e transformando-a em Escola Normal. Discutiu-se acerca da atuação pedagógica de uma congregação religiosa na educação feminina destinada às filhas de famílias mais abastadas, assim como o papel da educação confessional na formação das moças da alta sociedade daquela época em uma cidade do interior mineiro. Nessa perspectiva, percebeu-se o envolvimento da igreja no processo de escolarização de uma parcela muito pequena da sociedade, exclusivamente do sexo feminino, tendo como base a educação formal como estratégia para consolidar hábitos e costumes pautados em concepções religiosas, especialmente as católicas, com a finalidade de reger a vida da “boa moça”. O referencial teórico apoiou-se principalmente nas contribuições de Azevedo (1958), Azzi (1981), Campos (2002), Cavalieri (1983), Fonseca (1974), Hilsdorf (2003), Manoel (1996), Mello (1979), Nosella e Buffa (2009), Nóvoa (1995), Oliveira (2015), Romanelli (2002), Saviani (2005). O processo de investigação, dividido em três etapas, contou com pesquisa bibliográfica, levantamento e catalogação das fontes – inclusive da história oral, de interesse para a pesquisa – e, por fim, realizou-se uma análise documental do material levantado in loco. Os resultados apontam que o Colégio Nossa Senhora das Graças de Patos de Minas, ao oferecer o curso normal, formou profissionalmente moças para atuarem na educação local, assim como se tornou um mecanismo de educação e iniciação social, pois que cumpriu seus propósitos também de receber as jovens e prepará-las para o exercício do papel feminino tradicionalmente determinado pela sociedade da época, desempenhando as funções de mãe e esposa.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectInstituições Escolarespt_BR
dc.subjectEducação Femininapt_BR
dc.subjectEscola Confessionalpt_BR
dc.titleMOÇAS PRENDADAS E BEM-FORMADAS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS DE PATOS DE MINAS – MG (1948-1960)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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