Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1087
Título: ANÁLISE DA DENSIDADE ÓPTICA DO GRAMPO DE POLÍMERO PARA ISOLAMENTO ABSOLUTO PROTOTIPADO A PARTIR DE IMPRESSÃO 3D
Autor(es): CUNHA, ANNA FLÁVIA FERREIRA E
Oliveira, Maria Angélica Hueb de Menezes
Palavras-chave: Isolamento absoluto
grampo
densidade óptica
impressão 3D
Data do documento: 30-Out-2019
Resumo: Embora na cavidade bucal sempre haja saliva, é essencial trabalhar em um campo asséptico, sem contaminação, pois alguns materiais utilizados na Odontologia são hidrofóbicos, ou seja, não se comportam positivamente na presença de umidade. Por esse motivo, materiais poliméricos (odontologia adesiva) e endodontia devem ser realizados em campo seco e descontaminado. Com esse intuito utiliza-se um isolamento absoluto do campo operatório por meio de um dique de borracha, estabilizados aos dentes por grampos de fixação. Esses grampos, amplamente utilizados na odontologia são confeccionados, até o momento, em metal. Por serem metálicos apresentam algumas desvantagens como alto custo, oxidação, e radiopacidade, propriedade esta que interfere nas imagens radiográficas em situações em que a radiografia deve ser realizada com o isolamento absoluto, nos casos de Endodontia, por exemplo. Este estudo tem como objetivo avaliar e comparar in vitro as densidades ópticas (DO) dos grampos convencionais de metal e dos grampos de polímero. Foi desenvolvido na Universidade de Uberaba um grampo confeccionado em polímero que apresenta como vantagens o baixo custo, serem descartáveis ou autoclaváveis, não enferrujam ou oxidam, são radiolúcidos, não interferindo nas imagens radiográficas. Os grampos de polímero foram desenvolvidos em duas etapas: primeiramente um protótipo foi gerado em uma impressora 3D Anycubic Photon, após determinados esses parâmetros, um molde de gaveta, industrial foi produzido para produção em larga escala. Foram utilizados cinco grampos metálicos número 26 e cinco grampos de polietileno tereftalato (PET) desenvolvido na Universidade de Uberaba. Todos os grampos, junto com uma escala de alumínio foram colocados na mesma placa de fósforo para a realização de 3 radiografias de cada. Após o processamento das imagens, a leitura dos valores de densidade óptica (DO) foi realizada com o software DBWin 5.0.4 . A média das 3 leituras realizadas em cada grampo foi adotada como a radiodensidade do espécime (n=5). Os resultados demonstraram que o grampo convencional de metal é mais radiopaco quando comparado com o grampo de polímero que é mais radiolúcido (p<0,05). Pode-se concluir que é possível produzir grampos poliméricos para isolamento absoluto por meio de impressão 3D, para confecção do protótipo, e o grampo polimérico desenvolvido apresenta maior radiolucidez quando comparado ao grampo convencional metálico.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1087
Aparece nas coleções:2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE DA DENSIDADE ÓPTICA DO GRAMPO DE POLÍMERO PARA ISOLAMENTO ABSOLUTO PROTOTIPADO A PARTIR D.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.