Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1094
Título: ESTUDO EXPLORATÓRIO DE PARÂMETROS DE ANÁLISE DE ÁGUA DE UMA TORRE DE RESFRIAMENTO EM EMPRESA DE UBERABA - MG
Autor(es): FLORES, CAROLINE MORAIS
Palavras-chave: Torres de Resfriamento
Qualidade da água
Parâmetros de controle
Precipitação
Data do documento: 16-Nov-2018
Resumo: Presentes em indústrias de diversos segmentos, as torres de resfriamento são equipamentos que tem como principal finalidade realizar a diminuição da temperatura da água advinda de processos. São formadas por uma coluna onde ocorre a tranferência de calor e também de massa, que é utilizada para que haja grande contato entre a corrente de água aquecida do processo e uma corrente de ar, isto através do recheio da torre. Quando acontece o contato de forma direta entre as correntes, ocorre a evaporação da água, o que resfria a mesma. Pelas forma de operação das torres e os fenômenos ocorridos nelas (a evaporação, que é quando ocorre a concentração dos íons na água de circulação e o contato de forma direta entre água e ar, que facilita o arraste de contaminantes do mesmo), um tratamento correto e ideal dessa água circulante é uma condição fundamental para o bom funcionamento destas. Este trabalho tem como ponto principal o estudo dos laudos de análises da água presente na torre de resfriamento de uma empresa em Uberaba, para que seja possível realizar a correlação dos parâmetros analisados, além da relação dos resultados com interferentes. Foram coletados dados de análises de cinco meses consecutivos, janeiro, fevereiro, março, abril e maio do ano de 2018, e realizada a comparação dos mesmos e consequente conclusão. O objetivo primordial deste trabalho será constatar a necessidade de um rigoroso controle da qualidade das águas de resfriamento utilizadas na indústria , visando a maior conservação dos equipamentos, além de processos e troca de calor mais efetivos.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1094
Aparece nas coleções:2018/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTUDO EXPLORATÓRIO DE PARÂMETROS DE ANÁLISE DE ÁGUA DE TORRE DE RESFRIAMENTO EM EMPRESA DE UBERABA - MG.pdf851,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.