Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1100
Título: REMOÇÃO DE FERRO EM EFLUENTE INDUSTRIAL DE TINTAS ATRAVÉS DE FILTRAÇÃO ADSORTIVA DE FLUXO ASCENDENTE EM LEITO FIXO COM BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum officinarum)
Autor(es): OLIVEIRA, GABRIELLA NARA RODRIGUES
SANTOS, NATHÁLIA REIS
Palavras-chave: Efluente de tinta
Ferro
Filtração adsortiva
Bagaço de cana-deaçúcar
Data do documento: 16-Nov-2018
Resumo: Frente ao agravamento das condições de poluição e o descarte inadequado de rejeitos industriais, a água não é mais vista como um recurso inesgotável na Terra. A indústria de tintas é responsável pelo descarte de grande quantidade de poluentes metálicos na água, como o ferro, que apesar de não possuir significado sanitário, pode gerar uma série de transtornos materiais e operacionais. A fim de minimizar os impactos negativos sobre os recursos hídricos e o meio ambiente, novas tecnologias de tratamento de efluentes vem sendo desenvolvidas. O processo de filtração adsortiva reúne diversas vantagens em relação a remoção de sólidos suspensos, remoção da cor e turbidez e remoção de metais solúveis e matéria orgânica residual. Deste modo, este trabalho propôs o tratamento de um efluente de tinta para avaliar a remoção de ferro através de filtração adsortiva empregando bagaço de cana de açúcar, areia e carvão ativado granular. Para proceder com os ensaios de tratamento, após realizar a caracterização do efluente o preparo dos materiais filtrantes, montou-se um sistema de filtração de fluxo ascendente em leito fixo e realizou-se testes em diferentes faixas de pH. A concentração final de ferro nas amostras de efluente tratado foi determinada através de equipamento de espectroscopia de emissão atômica com fonte de plasma. Em pH 2 obteve-se a melhor resposta ao tratamento com taxa de remoção de ferro de aproximadamente 97,8%, pois nesta faixa de pH a solubilidade dos íons ferro favoreceu a adsorção dos mesmos pela biomassa. A adição de carvão ativado e areia ao sistema proporcionou ainda bons resultados em relação a retenção de compostos orgânicos e particulados, conferindo expressiva diferença na cor do efluente tratado.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1100
Aparece nas coleções:2018/2

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REMOÇÃO DE FERRO EM EFLUENTE INDUSTRIAL DE TINTAS ATRAVÉS DE.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.