Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1110
Título: DETERMINAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE UMA CALDEIRA AQUATUBULAR AO QUEIMAR BAGAÇO DE QUATRO DIFERENTES CULTIVARES DE CANA-DEAÇÚCAR
Autor(es): COSTA DIAS, MARCELO
Palavras-chave: Cogeração
energia,
cana-de-açúcar
eficiência energética
caldeira.
Data do documento: 29-Out-2019
Resumo: A oferta de energia elétrica é muito importante para o desenvolvimento industrial de um país permitindo a expansão da atividade industrial e ao mesmo tempo outros setores da economia absorvem o resultado dessa atividade contribuindo também para o desenvolvimento econômico do pais. Com grande destaque entre as fontes de energia renováveis a biomassa oriunda do bagaço da cana-de-açúcar apresenta um grande potencial na produção de energia elétrica e tem uma vasta área de cultivo no Brasil. Além da área cultivada outro fator favorável na produtividade do setor sucroalcooleiro que resulta em ganho na produção de energia elétrica é a diversidade de cultivares plantadas, o melhoramento das espécies e as características da região onde ela é cultivada. Dados divulgados pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA) mostram que do total processado 92,3% foi feito pela região Centro-Sul compreendida pelos Estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, já os 7,7% restante foi feito pelos Estados da região Norte-Nordeste. Através da demanda por energia oriunda de fontes renováveis o objetivo desse trabalho é determinar o eficiência térmica de uma caldeira aquatubular pela queima do bagaço de quatro cultivares de cana-de-açúcar SP 80-1816, RB72-454, SP80-3280 e SP813250. Essas cultivares são plantadas na região centro-sul onde se localiza os maiores produtores de cana-de-açúcar do país. Os resultados mostraram a importância da análise das disponibilidade energética da cultivar que está sendo utilizada na cogeração de energia, o ótimo rendimento ou a melhoria da produção de energia no que diz respeito a produção de vapor é dependente das variáveis intrínsecas de cada cultivar como por exemplo: teor de bagaço, umidade e disponibilidade energética. Essa análise é muito importante para que se obtenha a melhoria nos processos de produção de energia oriunda de fontes renováveis.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1110
Aparece nas coleções:2019

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Costa Dias - PMD - 2.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.