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dc.contributor.authorCamargos, Ailton-
dc.date.accessioned2020-05-08T14:11:37Z-
dc.date.available2020-05-08T14:11:37Z-
dc.date.issued2019-02-19-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1121-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta o cenário da educação nacional e estadual dos Grupos Escolares na Primeira República até a criação e implantação do Grupo Escolar Afonso Pena Junior , da cidade de São Gotardo , Minas Gerais, cidade esta localizada no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, dos anos de 1913 a 1931. Buscando apresentar os resultados da pesquisa que foi realizada no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da UNIUBE (Universidade de Uberaba), na linha de pesquisa: Processos Educacionais e seus Fundamentos. Esta pesquisa apresenta questões pertinentes ligadas à criação e implantação do Grupo Escolar Afonso Pena Junior, este grupo escolar é considerado como sendo o pioneiro de sua região. O recorte temporal que foi utilizado para esta pesquisa, apresenta dois motivos: vai desde sua criação em 1913 e vai até 1931, momento final este, em que a construção do atual prédio ocupado pela Escola Afonso Pena atualmente foi finalizado, e o grupo escolar passou a funcionar em neste novo e mais moderno prédio e também atende a este recorte temporal o fato de ter ocorrido uma mudança na educação em nível nacional com a criação do Ministério da Saúde e Educação este proposto pelo governo do Presidente Vargas na década de 1930 e estadual a partir da Reforma Francisco Campos em 1928. Diante desta temática, esta investigação foi desenvolvida buscando a responder a seguinte problemática: as implicações em torno do ensino público sangotardense e o processo de criação e organização do primeiro Grupo Escolar da cidade de São Gotardo MG. Partindo das políticas públicas educacionais no período compreendido entre as décadas de 1913 a 1931, no Brasil, em Minas Gerais, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e de forma especial no município de São Gotardo. A pesquisa busca apresentar a tentativa de modernizar o ensino público de São Gotardo, influenciado pelos ideais republicanos e positivistas da educação. A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender os fatores históricos que levaram à criação o Grupo Escolar Afonso Pena Junior, primeiro grupo escolar implantado no município e em sua região. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) identificar o contexto histórico dos primórdios da educação brasileira até a Primeira República por volta da criação dos grupos escolares no Brasil Republicano e Mineiro; b) Compreender a instauração da política em torno dos grupos escolares no estado de Minas Gerais; c) analisar a criação e a instalação do Grupo Escolar Afonso Pena Junior. Em uma abordagem bibliográfica, documental e qualitativa, realizada buscando levantar as bibliografias relacionadas ao tema e levantar as fontes primárias constituídas de maneia legal como, atas, relatórios dos inspetores, documentos oficiais da criação e da instalação da instituição em apreço, fotografias vinculadas ao período, levantados nos arquivos da Câmara Municipal de São Gotardo, do Arquivo Público da Secretaria de Cultura e documentações preservadas pela Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena. Os resultados percebidos foram: o espaço físico era insuficiente para a quantidade de alunos, o que acarretou logo a construção de outro prédio maior. Não havia professores em número e com preparos didáticos. O material didático era escasso. Havia uma rotatividade de diretores um a cada ano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES/PROSUP-Taxapt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectInstituições Escolarespt_BR
dc.subjectGrupos Escolarespt_BR
dc.subjectEnsino Primáriopt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO, ORDEM E PROGRESSO: GRUPO ESCOLAR AFONSO PENA (SÃO GOTARDO-MG, 1913-1931)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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