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dc.contributor.authorMorais, Elcione Aparecida Borges-
dc.date.accessioned2020-05-08T14:16:18Z-
dc.date.available2020-05-08T14:16:18Z-
dc.date.issued2019-02-11-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1125-
dc.description.abstractA presente investigação tem como objeto de estudo a formação docente inicial, insere- se na linha de pesquisa “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba/MG. Configura-se como uma pesquisa quantitativa e qualitativa, utilizando- se como respaldo teórico-metodológico o Materialismo Histórico Dialético, as pesquisas bibliográfica e documental. Utiliza-se como referencial teórico a pedagogia Histórica-crítica. Tem-se como objetivo geral compreender as dificuldades na formação docente inicial, a partir da década de 2000. Neste trabalho problematiza-se o contexto social e algumas políticas educacionais que surgiram com a finalidade de ajustar as dificuldades enfrentadas na sala de aula pelos professores iniciantes em associar a teoria trabalhada em sua formação e a prática dentro da realidade das escolas. Pesquisas do próprio MEC retratam a triste realidade na educação brasileira e dos professores que sofrem com a desvalorização da profissão o que condiciona um grande desestimulo na procura pela profissão, em contrapartida programas como o Pibid constitui-se um caminho para amenizar estas dificuldades, promovendo a interação entre as Universidades, Escolas de Educação Básica e os licenciandos. A questão que se apresenta é que mesmo com esses programas a procura continua baixa podendo indicar que os principais incentivos para o aumento da procura não esta sendo resolvido, quais sejam a valorização social, o rendimento e as condições de trabalho. Como resultados evidenciou-se a dissociação entre a teoria e a prática, a qual ocasiona às dificuldades no processo de formação docente inicial. Ressalta-se que o Pibid é um programa que auxilia nesta formação, no entanto, seria preciso maiores investimentos neste programa, assim como na Residência pedagógica. A desvalorização da profissão por meio dos baixos salários, as jornadas duplas ou triplas, contribuem negativamente para que a profissão não tenha atratividade.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectFormação inicial docentept_BR
dc.subjectPolíticas Educacionaispt_BR
dc.subjectPedagogia Histórico-críticapt_BR
dc.titlePERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO INÍCIO DO SÉCULO XXIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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