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dc.contributor.authorSantos, Luzmaia Cândida dos-
dc.date.accessioned2020-05-08T14:22:07Z-
dc.date.available2020-05-08T14:22:07Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1127-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto de pesquisa os fundamentos educacionais da formação em enfermagem, baseado na idéia de que toda prática educacional sustenta-se em pressupostos de natureza filosófica e pedagógica e que o currículo é a representação da visão de mundo da escola e de seus professores. A questão norteadora dessa investigação é: por que a desvalorização do profissional de enfermagem na área de saúde é uma questão educacional? Trata-se de uma pesquisa teórica vinculada à linha de pesquisa: Processos Educacionais e seus Fundamentos, na qual foi realizada uma revisão bibliográfica e histórico-social. O objetivo principal da pesquisa foi identificar as causas no processo educacional da enfermagem que levaram à sua desvalorização, a partir da utilização do materialismo histórico dialético como referencial teórico, enquanto corrente filosófica que se baseia na transformação social pela interação humana ao longo da história. Neste sentido, buscou-se apresentar o processo histórico das práticas de saúde, analisar a implantação do ensino de enfermagem no Brasil e seu caminho de estruturação como ensino de nível superior e demonstrar a influencia das entidades de classe para o desenvolvimento e reconhecimento acadêmico e profissional da enfermagem. O trabalho justifica-se uma vez que, se o profissional da enfermagem encontra-se desvalorizado no âmbito da área da saúde, isso se deve também ao seu processo formativo ou à sua educação. Verificou-se que as reformas educacionais que levaram à atual configuração do plano de ensino das escolas superiores foram de suma importância para a melhoria da formação dos alunos e profissionais de enfermagem, mas não se mostram suficientes para mudar o cenário de desvalorização da profissão. Além disso, concluiu-se que a eficiência dos projetos pedagógicos, bem como da aplicação das normas referentes à atuação dos enfermeiros no país, são o meio de criação de práticas efetivas para o alcance do reconhecimento da enfermagem.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectHistória da Enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEvolução dos Currículospt_BR
dc.titlePERSPECTIVAS HISTÓRICAS DAS REFORMAS EDUCACIONAIS NAS UNIVERSIDADES DE ENFERMAGEM NO BRASILpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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