Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, Ralfer Roberto Zaidan | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-11T12:06:22Z | - |
dc.date.available | 2020-05-11T12:06:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-19 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1141 | - |
dc.description.abstract | A produção científica sobre o tema é vasta e desafia a curiosidade do pesquisador na busca de conhecer o estado do conhecimento na área. Esta dissertação resulta de uma pesquisa quali-quantitativa acerca da chegada das tecnologias digitais às salas de aula do ensino básico de todo país. Vincula-se à linha de pesquisa intitulada: “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade. A presente dissertação tem o objetivo de identificar dissertações, teses e artigos que analisaram as tecnologias digitais utilizadas em sala de aula nos últimos 3 anos no ensino básico. No desenvolvimento do trabalho, além da identificação das tecnologias aplicadas nas escolas, foi realizado um recorte no estado do conhecimento, de 2015 a 2018, no propósito de identificar as produções que abordaram o tema. Foi observado ainda, se os profissionais da educação recebem cursos específicos direcionados ao uso das tecnologias em sala de aula. A metodologia adotada incluiu uma seleção de publicações científicas produzidas no período de 2015 a 2018, hospedadas em 3 (três) bases online - o Google Acadêmico, a Scientific Electronic Library Online - SciELO e o Portal de Periódicos Capes. Foram selecionados trinta e sete trabalhos científicos que constituíram o recorte da produção científica existente na década de 2010 sobre o tema. O material bibliográfico levantado, por meio da leitura completa de todas as publicações relacionadas, apresentou os seguintes resultados: a) a existência de vários tipos de tecnologias digitais da informação e comunicação sendo utilizadas nas escolas apontadas; e b) ausência de políticas públicas que preparem os profissionais da educação para o melhor aproveitamento de tais recursos no cotidiano escolar. Não foram identificadas metodologias específicas que pudessem nortear, claramente, a melhor forma de utilização das tecnologias digitais no ambiente escolar pelos professores, sendo, portanto, a sua utilização conforme a experiência de cada um. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.subject | A formação profissional | pt_BR |
dc.title | TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA: UM RECORTE DO ESTADO DO CONHECIMENTO NO PERÍODO DE 2015 A 2018 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 14 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ralfer Roberto Zaidan Martins.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.