Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1143
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Valdelice Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-11T12:13:34Z | - |
dc.date.available | 2020-05-11T12:13:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-14 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1143 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo insere-se na linha de pesquisa: Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino Aprendizagem da Universidade de Uberaba – UNIUBE, dentro do contexto de formação continuada de professores da Educação Básica que atuam na rede pública do Municipal de ensino de Redenção do Pará. Definiu-se como objeto de pesquisa as necessidades de formação continuada de professores da Educação Básica do Ensino Fundamental II do Município de Redenção. O problema da investigação foi formulado da seguinte maneira: Quais são as necessidades de formação continuada de professores da Educação Básica do Ensino Fundamental II do Município de Redenção do Pará? Partiu-se da hipótese de que as necessidades de formação continuada dos professores da Educação Básica de Redenção poderão ser compreendidas a partir do estabelecimento das inter-relações entre as políticas públicas, os avanços científicos da área e a análise da realidade estudada. A fundamentação da pesquisa foi realizada a partir do corpo legal existente no Brasil sobre a formação inicial e continuada dos professores da Educação, bem como os resultados da investigação científica na área de formação de professores. O objetivo geral da pesquisa consistiu em diagnosticar as necessidades de formação continuada de professores da Educação Básica do Ensino Fundamental II do Município de Redenção. A metodologia da investigação valeu-se da pesquisa documental, necessária para a revisão dos documentos de política educacional relativos a formação de professores; de pesquisa bibliográfica para a sistematização dos resultados mais importantes da investigação sobre formação de professores da Educação Básica. Também realizou-se a aplicação de um questionário a uma amostra de professores, não probabilística da Rede Pública Municipal de Ensino de Redenção. A análise dos dados do questionário foi realizada com auxílio do Software Microsoft Excel. Esse estudo permitiu uma compreensão aprofundada sobre o que pensam os professores sobre sua formação continuada. O cruzamento dos dados levantados na pesquisa documental, na bibliográfica e da aplicação do questionário permitiu chegar a conclusões bastante adequadas sobre as necessidades de formação continuada de professores da Educação Básica do Município de Redenção do estado do Pará. Verificaram-se numerosas insatisfações dos professores com os conteúdos da formação continuada, com as formas de organização da capacitação e o baixo impacto da formação continuada na aprendizagem dos professores e dos alunos. Então considera-se que o resultado do estudo feito foi relevante para o desenvolvimento profissional da pesquisadora e terá importância fundamental no traçado das políticas de formação continuada nesse município futuramente, podendo, ademais, servir de ponto de partida para a implementação das ações de formação continuada dos professores no Pará. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Necessidades de formação | pt_BR |
dc.subject | Professores da Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico de necessidades | pt_BR |
dc.title | PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA: um diagnóstico de necessidades de formação continuada no município de Redenção-PA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 14 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Valdelice Rodrigues Dias.pdf | 3,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.