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Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO BACHAREL INICIANTE NO ENSINO SUPERIOR: INTERVENÇÕES A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Autor(es): Anjos, José Humberto Rodrigues dos
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas
Ensino Superior
Desenvolvimento Profissional Docente
Representações Sociais
Data do documento: 19-Nov-2019
Resumo: Esta pesquisa integra uma proposta maior, submetida à FAPEMIG bem como ao CNPq, e por eles aprovada, intitulada “Desenvolvimento profissional de professores da educação superior: contribuições da Teoria das Representações Sociais”. Parte do princípio de que a maioria dos professores da educação superior não passou por uma formação pedagógica inicial e chega à Universidade sem o devido preparo para a docência. Calcada nos descritores formação inicial e práticas pedagógicas, esta pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, explicativa, adota como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2015) e a subteoria do Núcleo Central de Abric (2001). Nesse sentido, buscou compreender as representações sociais de professores bacharéis iniciantes, do Centro Universitário de Mineiros – Goiás, acerca de suas práticas pedagógicas, como um dos elementos de formação e desenvolvimento profissional docente, para posteriores intervenções em processos formativos. Para isso, foram convidados para participar da pesquisa 60 professores iniciantes, com até 5 anos de carreira, do Centro Universitário de Mineiros – Goiás. Diante disso, formulou-se como problema de pesquisa, a seguinte questão: quais são as representações sociais dos professores universitários iniciantes, do Centro Universitário de Mineiros – Goiás, sobre suas práticas pedagógicas no processo de formação e desenvolvimento profissional? Para a obtenção dos dados, utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas, a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e entrevistas de grupos focais. Para a análise, além do respaldo da Teoria das Representações Sociais e da subteoria do Núcleo Central de Abric (2001), foram utilizados, também, os softwares EVOC e Iramuteq. O primeiro, a partir das palavras evocadas na TALP, identificou o núcleo central e o sistema periférico das representações. O segundo auxiliou na compreensão e na categorização das questões abertas do questionário e conteúdo das entrevistas de grupos focais, por meio da nuvem de palavras e da análise de similitude. A identificação das representações sociais permitiu mapear as dificuldades e fragilidades com relação às práticas pedagógicas: planejamento de ensino, procedimentos didáticos, avaliação da aprendizagem, e relação professor-aluno. Esse mapeamento foi apresentado e discutido em entrevistas de grupos focais, bem como tomou como foco, o fato de ser um momento formativo para os professores. As análises dos dados coletados, assim como as reflexões desencadeadas nos grupos focais, mostram que as representações sociais dos professores, sobre formação e desenvolvimento profissional docente, estão ancoradas em práticas pedagógicas tradicionais, vivenciadas por eles, como alunos, na época em que cursaram a graduação. As análises mostram, ainda, que os docentes, no início de carreira, embora não desejem ser vistos como incapazes para a profissão, sentem necessidade de processos formativos contínuos, que os orientem na realização das práticas pedagógicas. Sentimentos como os de insegurança, medo, desafio e necessidade de orientação e formação pedagógica foram recorrentes nos dados coletados. Diante disso, o estudo sugere que os professores iniciantes, não só dessa instituição, mas de outras que também se preocupam com a formação e o desenvolvimento profissional docente, tenham oportunidades de ser ouvidos nas suas dificuldades e fragilidades formativas. Logo, para que o professor iniciante seja visto como agente de sua formação, cabe às instituições proporcionarem momentos formativos que levem em conta suas dificuldades e fragilidades.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1147
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