Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1160
Título: EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE NA ESCOLA, COM FOCO NAS PRÁTICAS DE PREVENÇÃO DO HIV/AIDS E PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL
Autor(es): Batista Mariano Júnior, Evaldo
Palavras-chave: Educação para Sexualidade. Prevenção. HIV/AIDS.
Data do documento: 26-Mar-2018
Resumo: O cenário brasileiro atual é marcado por uma epidemia crescente do vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), em crianças, adolescentes, adultos e idosos, independente da orientação sexual, tanto pessoas heterossexuais quanto homossexuais estão se infectando no país. Esta síndrome se caracteriza como um problema grave de saúde pública. Esse estudo parte do seguinte questionamento: Quais estratégias podem ser realizadas para o ensino e aprendizagem da educação para a sexualidade? Para potenciais soluções propomos três diretrizes que irão atuar diretamente com os servidores da educação, familiares e/ou responsáveis, alunos e alunas. Essa investigação tem por objetivo propor orientações em Educação para sexualidade na escola, com foco nas práticas de prevenção do HIV e promoção da saúde sexual para alunos e alunas do 6°, 7°, 8° e 9° ano de escolas da rede pública e privada, por meio de oficinas, minicursos e roda de conversa. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação. A pesquisa-ação constrói conhecimento por meio da prática. Implica uma atitude de colaboração dos participantes para detectar necessidades, objetiva, sobretudo, resolver problemas cotidianos e imediatos. Sua intenção é trazer informação, orientação no que concerne a programas, processos e reformas estruturais no intuito de promover mudança social e transformar a realidade. Usamos a abordagem qualitativa por entender que ela trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos. No que concerne às diretrizes, importante frisar que elas têm duração de até quatro horas, podendo ocorrer mensalmente, ou a critério da escola, a proposta é discutir temáticas de prevenção do HIV, utilizando como técnica a roda de conversa. Esperamos contribuir para a formação docente e com orientações em Educação para a Sexualidade, que favoreça o desenvolvimento de oficinas, e que sensibilize e promova a ampliação do conhecimento e prevenção do HIV.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1160
Aparece nas coleções:2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVALDO BATISTA MARIANO JÚNIOR.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.