Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAparecida Duarte Oliveira Nascimento, Marcela-
dc.date.accessioned2020-05-14T16:58:28Z-
dc.date.available2020-05-14T16:58:28Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1166-
dc.description.abstractEsta pesquisa procurou investigar as práticas e os recursos utilizadas pelos professores do Ciclo de Alfabetização, relativas ao ensino de Matemática, especificamente à unidade temática Grandezas e Medidas. Foi realizada junto aos professores da Rede Municipal de Ensino em Uberlândia, no ano de 2018, por meio do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica. Procuramos responder a seguinte questão: Quais as práticas que os professores do Ciclo de Alfabetização da Escola X, da Rede Municipal de Ensino, na cidade de Uberlândia, apresentam com relação à Unidade Temática Grandezas e Medidas”?1. A revisão bibliográfica foi realizada nos documentos oficiais Brasil (1997), Uberlândia (2011), Brasil (2012) e Brasil (2017), que regem o currículo de Matemática, além de Zabala (1998), Dolz, Noverraz e Schneuhwly (2004) Smole, Cândido e Stancanelli (1999), Yunes e Pondé (1989). Foram referenciais teóricos, para a sequência didática, a Unidade temática Grandezas e Medidas e Literatura Infantil respectivamente. Realizamos uma investigação de cunho qualitativo, cuja coleta de dados utilizou questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados, tanto dos questionários quanto das entrevistas, indicaram que a literatura em conexão com a Matemática pode proporcionar um ensino lúdico e criativo, que potencializa a aprendizagem das crianças. Como produto dessa dissertação de Mestrado Profissional, apresentamos o “Caderno de Sequências didáticas – Literatura Infantil, Sequencia didática, Grandezas e Medidas: Uma conexão possível”, como um recurso de auxílio pedagógico ao professor que deseja diferenciar sua prática dentro do Ciclo de Alfabetização.pt_BR
dc.subjectCiclo de alfabetização. Grandezas e Medidas. Literatura Infantil. Sequência Didática. Educação Matemática.pt_BR
dc.titleO ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS: UMA INVESTIGAÇÃO COM UM GRUPO DE PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcela Aparecida Duarte Oliveira Nascimento.pdf4,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.