Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1171
Título: O USO DO SMARTPHONE COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CURSO DE MAGISTÉRIO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JUVENÍLIA FERREIRA DOS SANTOS
Autor(es): Mendonça de Faria, Rodrigo
Palavras-chave: Educação. Tecnologia digital. Smartphone. Magistério.
Data do documento: 10-Out-2018
Resumo: Este estudo trata da possibilidade de utilizar o smartphone como ferramenta pedagógica, como ferramenta de ensino-aprendizagem no curso de magistério da Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos, na cidade de Uberlândia, MG. Os professores e discentes convivem com tecnologias digitais, no dia-a-dia, e com o desafio de se manter atualizado e buscar uma solução de comunicação viável para conexão com hipertexto, disponível na rede, não apenas no ambiente trabalho. Esta pesquisa se justifica porque o campo de estudo em tecnologias da informação e comunicação, as novas tecnologias digitais tiveram um grande boom nos últimos cinco anos, além disso o trabalho não apenas questiona mas também propõe, como produto final, um aplicativo para Androide com a finalidade de instruir formadores da educação infantil a utilizar o smartphone na escola como ferramenta pedagógica. Neste sentido, esta pesquisa, tem como objetivo central entender qual é a disposição dos docentes e discentes para o uso do smartphone. As etapas metodológicas de pesquisa compreenderam: pesquisa bibliográfica, aplicação do questionário e análise dos dados. Os resultados apontam que é fundamental a capacitação dos formadores, para tal foi realizado um curso de criação de aplicativos para smartphone, voltado para educação no ensino infantil. Na oportunidade, foram realizadas atividades em que alunos e professores criaram aplicativos, de forma intuitiva e fizeram programação em blocos lógicos. Espera-se que o produto e curso apresentado possa contribuir como uma alternativa de educação livre.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1171
Aparece nas coleções:2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Mendonça de Faria.pdf4,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.