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Título: PRÁTICAS DOCENTES NA ÁREA DA SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ABORDAGEM DE CARL ROGERS
Autor(es): Araújo, Eliana Silva Cassimiro de
Palavras-chave: Concepção humanista de educação
Formação de professores da saúde
Práticas educativas
Data do documento: 2010
Resumo: Para a realização deste estudo partimos da premissa de que o profissional da área da saúde, além de realizar atividades técnicas ligadas à sua atuação específica, estabelece significativas relações interpessoais com as pessoas que atendem. Seu trabalho depende de dois fatores, a qualidade técnica e a interação pessoal. Por isso, é importante que se forme um egresso com características humanistas. O presente trabalho, procedente da linha de pesquisa: “Formação Docente e Práticas Educativas”, foi realizado a partir do aporte teórico de Carl Rogers. Apresenta como objetivo geral verificar a presença da concepção humanista nas práticas educativas dos professores da área da saúde de uma universidade em Uberaba, e como objetivos específicos, identificar na teoria humanista de Carl Rogers as contribuições para uma formação e prática docente humanista na área da saúde; verificar junto aos docentes da área da saúde, características humanistas presentes em suas práticas pedagógicas; oportunizar reflexões acerca da prática pedagógica docente para a formação de egressos da área da saúde com perfil humanista. A escolha deste tema justifica-se principalmente pelo fato da relação professor/aluno, nos espaços de aprendizagens, constituir-se numa questão que há muito nos inquieta. Com frequência encontramos em documentos legais, alusivos às políticas educacionais, textos referendados por Carl Rogers. É comum encontrarmos propostas humanistas de educação em leis, pareceres, projetos pedagógicos, planos de ensino e outros que norteiam nossa educação. Optamos por uma abordagem qualitativa, contando com uma pesquisa bibliográfica e de campo. Para a pesquisa de campo, a coleta dos dados foi feita por meio da aplicação de um questionário. Constituíram o campo de investigação, cinco cursos da área da saúde de uma universidade em Uberaba: Odontologia, Medicina, Fisioterapia, Biomedicina e Enfermagem. Como fonte de estudo para a pesquisa bibliográfica, utilizamos, principalmente, algumas obras de Carl Rogers, no intuito de destacar as principais contribuições deste autor para o campo da educação, em especial para a formação de egressos da área da saúde. Para a pesquisa de campo, a coleta dos dados foi realizada através da aplicação de um questionário estruturado e semiestruturado e de análises documentais referentes ao Plano de Desenvolvimento Institucional e dos Projetos Pedagógicos dos cursos pesquisados. Os resultados desta investigação nos possibilitaram espaços de reflexão acerca da relação professor aluno e posterior profissional-cliente na área da saúde.
URI: http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1197
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