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dc.contributor.authorFerreira, Sueli Heloisa Doriguetto-
dc.date.accessioned2020-05-20T14:44:21Z-
dc.date.available2020-05-20T14:44:21Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1204-
dc.description.abstractO presente trabalho insere-se na linha de pesquisa ―Cultura e processos educativos‖ e é um subprojeto do Observatório da Educação Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular, financiado pela CAPES, Programa OBEDUC. Nesta dissertação, definiram-se como objeto, os portfólios criados no período escolar pelos alunos do Colégio Ricardo Misson, de Uberaba, MG, escola que oferece Educação Infantil e os anos iniciais de Ensino Fundamental até o quinto ano. Distanciando-se de uma concepção de arte como adorno, como um campo separado e distinto da formação do aluno, parte-se da questão: como se expressam as poéticas visuais nos portfólios escolares dos alunos da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental de uma determinada escola? Por poéticas visuais entendem-se as linguagens artísticas — desenho, colagem, pintura, escultura, fotografia, representação de poemas - utilizadas pelos alunos em seus portfólios, as quais se integram ao texto verbal. Como objetivo geral, busca-se analisar as poéticas visuais desses portfólios em relação ao conteúdo estudado e explicitado nos trabalhos. Nos objetivos específicos, descrevem-se o sentido de portfólio expresso no material construído pelos alunos; os aspectos da proposta pedagógica da escola que interagem arte e educação e as linguagens artísticas utilizadas nos trabalhos; apontam-se, também os conteúdos estudados e que foram expressos em linguagem artística. Para alcançá-los, em uma abordagem qualitativa e aproximando-se do método fenomenológico bachelardiano, realizam-se estudos bibliográficos; análise documental do projeto pedagógico da escola investigada e dos portfólios docentes; e análise de unidades de significado dos portfólios, com aporte em Maria Aparecida Viggiani Bicudo (2000). Esses estudos interdisciplinares, que se realizam no contexto das interações arte e educação, têm como referencial teórico obras de João Francisco Duarte Jr (2000) que reflete sobre a dimensão do sensível como pressuposto fundamental para se chegar ao conhecimento pela arte; Ana Mae Barbosa (1991, 2002, 2011), que discute a arte como conhecimento e as interações arte e educação; Werner Jaeger (2011), que aborda o sentido da formação integral do homem grego e Fernando Hernández (2000), que questiona os métodos tradicionais de educação e propõe como mudança educativa o ensino por projetos de trabalho e cultura visual. As análises documentais apontam um contexto pedagógico em que a arte é eixo de construção de um conhecimento interdisciplinar, e as leituras dos portfólios possibilitam a interpretação de que as aprendizagens dos alunos se expressam de modo coerente, além da linguagem verbal, em pinturas, desenhos, colagens, poemas que constituem poéticas visuais e anunciam um conhecimento construído.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.subjectSaber sensívelpt_BR
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titlePOÉTICAS VISUAIS NOS PORTFÓLIOS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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