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dc.contributor.authorTeruel, Vanessa das Dores Duarte-
dc.date.accessioned2020-05-20T14:47:50Z-
dc.date.available2020-05-20T14:47:50Z-
dc.date.issued2014-12-23-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1205-
dc.description.abstractA popularização e o desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação provocaram mudanças ocorridas mundialmente, facilitando o surgimento de novas possibilidades de ensino, dentre elas, a modalidade de Educação a Distância - EaD. Entretanto, a avaliação da aprendizagem ainda é vista por vários profissionais da educação como um momento dissociado do processo de ensino-aprendizagem, pontual e classificatória. Nesse contexto, essa investigação de abordagem mista, quali-quantitativa, busca compreender as representações sociais que os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, EaD, de uma universidade mineira, estão construindo sobre a avaliação no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA. Tem como objetivos secundários: traçar o perfil dos licenciandos do curso de Ciências Biológicas na IES pesquisada; analisar como a avaliação da aprendizagem é abordada teoricamente e no projeto político-pedagógico do curso de Ciências Biológicas da IES; identificar e analisar as representações sociais dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no AVA; identificar e analisar o núcleo central dessas representações sociais. Insere-se na Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniube. A pesquisa desdobrou-se em um estudo bibliográfico, documental e de campo. Fundamentou-se teoricamente em Hoffmann (1998, 1999), Luckesi (2002, 2008, 2011), Vieira (2006, 2010), Villas Boas (2009, 2011) no que se refere à avaliação; Moscovici (2001, 2011), Abric (2000, 2001), Sá (1998, 2000, 2002) e Jodelet (1990, 2001, 2009), sobre as representações sociais; Litto e Formiga (2010, 2012), Kenski (2001, 2007, 2010), Silva e Santos (2011, 2012), sobre Educação à Distância e Ambiente Virtual de Aprendizagem. Fez-se uso de questionário, aplicado a 180 acadêmicos do curso de Ciências Biológicas EaD e, com devolutiva de 80 cópias preenchidas. Os questionários respondidos pertencem aos polos de Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Governador Valadares, Guanhães Janaúba, Montes Claros, Nova Venécia, Ponte Nova, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia de uma instituição mineira. Utilizou, ainda, a técnica de Associação Livre de Palavras com a seguinte frase indutora: "A Avaliação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)" e a técnica de grupo focal. Para o tratamento dos dados, utilizou-se software denominado EVOC (Ensemble L'analyse des programmes des évocations Permettant de Verges), que trata as palavras evocadas e o Excel. A técnica de triangulação de fontes foi utilizada para a análise dos dados, permitindo o cruzamento das informações advindas do questionário, do EVOC e do grupo focal. Os resultados indicam que as representações sociais dos participantes sobre a avaliação no AVA giram em torno da avaliação no aspecto formativo e, portanto, promotora de aprendizagem, porém, difícil, pois depende de assiduidade ao ambiente virtual, o que demanda tempo e dedicação. Segundo os resultados obtidos, a avaliação é momento de aprendizagem, exigindo compromisso e dedicação dos educandos durante o processo.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.titleA AVALIAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - EADpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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