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Título: ENSINO SECUNDÁRIO DA CIDADE DE FRUTAL - MG: A ESCOLA ESTADUAL MAESTRO JOSINO DE OLIVEIRA (1966-1976)
Autor(es): Silva, Mariluce Viotti
Palavras-chave: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
ENSINO SECUNDÁRIO
INSTITUIÇÕES ESCOLARES
Data do documento: 23-Nov-2016
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender o processo de criação e implantação da Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira e seu ensino secundário, na cidade mineira de Frutal, no período dos governos militares no Brasil, tendo como recorte temporal o período de 1966 a 1976. A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, na linha de pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos e situa-se no campo da História da Educação, com a temática voltada para a história de instituições escolares. Esta investigação integra o Projeto “A expansão do ensino secundário no Triângulo Mineiro: entre finalidades e práticas vivenciadas em instituições escolares de Uberaba, Ituiutaba, Frutal e Uberlândia. A metodologia inclui a pesquisa bibliográfica e documental. No que refere-se a pesquisa bibliográfica, foi feito um levantamento de artigos na base de dados da Scientific Eletronic Library Online (Scielo), no banco de teses e dissertações CAPES e no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além da leitura de livros voltados para a temática de instituições escolares. A pesquisa documental ocupou-se do levantamento e catalogação de fontes tais como: leis, regulamentos, regimentos, atas, relatórios, correspondências, documentos oficiais da criação e da instalação da instituição, fotografias vinculadas ao período, levantados no arquivo da instituição estudada e no Arquivo Público da Secretaria Municipal de Cultura. Do ponto de vista teórico, buscou-se contribuições em Magalhães (1998, 2004), Nosella & Buffa (2009), Saviani (2005), Silva (1969), Nunes (2000), Ferreira e Jeová (2002), Gatti Jr. (2002). Os resultados obtidos na investigação apontam a ação da sociedade civil no processo de criação e implantação da referida escola de nível secundário. Isso demonstra que a sociedade frutalense, representada pelos membros do Rotary Club, tinham um compromisso em relação às questões ligadas à educação. E por isso mesmo não esperaram a intervenção do Estado para a idealização desse feito. Vale ainda destacar que, embora o período militar, no que diz respeito a educação tivesse uma preocupação com um ensino profissionalizante, voltado para a formação de capital humano, no caso específico da Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira, percebeu-se por meio da investigação dos registros escolares, que os conteúdos disseminados nesse espaço escolar, estavam voltados para um ensino de 2º. Grau preparatório para o ensino superior. Tal fato oportunizou a inserção e ascensão social de vários alunos que eram provenientes de classes mais baixas. Assim, ao descortinar a história dos primeiros 10 anos da EEMJO, foi possível perceber a preocupação da sociedade da cidade de Frutal em relação à educação, pois os esforços empreendidos demonstram que a sociedade entendia a escola como um instrumento importante para a disseminação de conhecimentos e progresso da cidade.
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