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dc.contributor.authorGonçalves, Susély Aparecida Fonseca-
dc.date.accessioned2020-05-20T15:47:43Z-
dc.date.available2020-05-20T15:47:43Z-
dc.date.issued2017-07-05-
dc.identifier.urihttp://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1213-
dc.description.abstractConsiderando o avanço da Pós-Graduação em Educação, a falta de preparação específica para a prática da docência universitária no Brasil, o que têm atraído professores do ensino superior para a Pós-Graduação em Educação, e a necessidade de pesquisa que avalie as contribuições do PPGE-UNIUBE (Mestrado), Programa criado em 1999, com mais de 200 concluintes, esta pesquisa insere-se na temática da formação e desenvolvimento profissional de egressos e das contribuições desse Programa para os docentes do ensino superior. Tem como objetivo geral, compreender a formação e o desenvolvimento profissional docente dos egressos, entre os anos de 2003 e 2015, do PPGE-UNIUBE (Mestrado), atuantes no ensino superior, e as contribuições desse Programa para esse desenvolvimento. Apoia-se, teoricamente, em autores como: Cunha (2010), Gatti (2010), Marcelo Garcia (1999), Saviani (2009), Shulman (1986), Tardif (2010), entre outros. A metodologia de pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualiquantitativa, utilizando os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, documental e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica tem o objetivo de mapear o que já foi produzido sobre a temática, e fundamentar teoricamente o estudo. A pesquisa documental foi realizada com base em documentos legais da área da Educação, tais como, Leis, Portarias e Diretrizes, que tratam da Pós-Graduação no Brasil, e também documentos do PPGE-UNIUBE, como Regimento Geral e Regulamento do Programa. Para a pesquisa de campo, foi enviado questionário aos egressos do PPGE-UNIUBE, do período de 2003 a 2015, atuantes no ensino superior, e realizada entrevista semiestruturada, gravada em áudio e transcrita. Para análise de dados, foram utilizados dados e medidas quantitativas e a análise de conteúdo, com a definição de categorias, a partir de unidades temáticas de análise. Foi possível constatar que as contribuições do curso de Mestrado, segundo os egressos, se deram, em primeiro lugar, no aprofundamento de conhecimentos, teóricos e pedagógicos, seguido da preparação para a pesquisa, melhoria da prática pedagógica e melhor desempenho na carreira docente. Essas contribuições estão associadas aos objetivos do Programa e às motivações do aluno para o curso. Em conclusão, é possível reconhecer que o PPGE cumpre seu papel formativo para o exercício das finalidades a que se propõe.pt_BR
dc.language.isopt-brpt_BR
dc.subjectFormação e Desenvolvimento Profissional Docentept_BR
dc.subjectPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectEgressopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS: CONTRIBUIÇÕES DO PPGE/UNIUBE PARA DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR, 2003-2015pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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