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http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo, Antoniel Soares | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-20T15:51:35Z | - |
dc.date.available | 2020-05-20T15:51:35Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.uniube.br:8080/jspui/handle/123456789/1214 | - |
dc.description.abstract | O Planeta Terra tem apresentado sinais de exaustão em seus recursos. Nesse cenário, a Educação Ambiental surge como uma nova forma de encarar esse desafio. Este estudo foi desenvolvido de maneira interligada com a linha de pesquisa “processos educacionais e seus fundamentos.” A pesquisa está direcionada para educação ambiental como política publica, e a forma como ela manifestada em uma escola do ensino fundamental. Objetivou-se conhecer e analisar a maneira como as políticas públicas educacionais Ambientais são concretizas em uma escola do Ensino Fundamental por meio do Projeto Político Pedagógico e Plano de Curso dos Docentes. A pesquisa desenvolveu-se por meio de um estudo de caso. Essa pesquisa é do tipo bibliográfico e documental, com a abordagem qualitativa. Foram examinados a Constituição Federal de 1988, a Lei 9795/99, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental, os Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Curricular Comum, autores como Carvalho (2006), Carvalho (20012), Dias (2004), Reigota (2009) , Harbermas (2003), Kant (2011), Descartes (1978) entre outros, além Do Projeto Político Pedagógico e Plano de Curso dos professores da escola analisada. Verificou-se que existe um distanciamento entre aquilo que é pretendido pelas políticas públicas, voltadas a Educação Ambiental e o que de fato consta no Projeto Político Pedagógico da escola, principalmente no que diz respeito ao próprio entendimento de Educação Ambiental, como uma proposta transdisciplinar. Conclui-se que, apesar de limitada, a pesquisa constatou que é necessário repensar a forma como a Educação Ambiental é tratada como política pública educacional, uma vez que o diálogo presente na fala dos teóricos e também na letra da lei não tem chegado às pessoas mais interessadas, que seriam os usuários finais, alunos, professores, corpo escolar, e a própria sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-br | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Moral | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO AMBIENTAL: um estudo de caso em uma escola de Ensino Fundamental em Itaituba - Pará | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TURMA 13 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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